Jogos de linguagem e neodocumentalismo

algumas relações

Autores

  • Sergio de Castro Martins CBG/FACC/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2024v10n2e-6935

Palavras-chave:

Ludwig Wittgenstein, Filosofia da Informação, Neodocumentalismo, Jogos de Linguagem, Ciência da Informação

Resumo

O presente artigo visa estabelecer relações entre a teoria do Neodocumentalismo da Ciência da Informação e alguns aspectos expostos nos sistemas filosóficos da Filosofia de Ludwig Wittgenstein, sobretudo da sua segunda fase, tal como exposto em sua obra Investigações Filosóficas. Neste sentido, pretende-se estabelecer relações convergentes entre o conceito de jogos de linguagem e os aspectos relativos ao documento como instrumento de veiculação de informação, ordenação e prática social. Após uma introdução do tema, serão apresentados os conceitos e configurações do Neodocumentalismo no âmbito da Ciência da Informação. Em seguida, será feita uma apresentação do sistema de Wittgenstein, sobretudo o sistema de sua segunda fase e, logo após, serão abordados aspectos convergentes e considerações entre Neodocumentalismo e jogos de linguagem.

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Biografia do Autor

  • Sergio de Castro Martins, CBG/FACC/UFRJ

    Doutor em Ciência da Informação (UFF-RJ) com estágio doutoral na Universidad Carlos III de Madrid, Espanha, Mestre em Ciência da Informação (UFF-RJ), Especialista em Administração e Sistemas de Informação (UFF-RJ) e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação (UFF-RJ). Atualmente é mestrando em Filosofia (UERJ), com ênfase em Filosofia da Informação. Realiza pesquisas abrangendo os seguintes temas: Filosofia da Informação, Ciência da Informação, Ciência de Dados, Big Data e Analytics, Inteligência Artificial, Tecnologias Cognitivas, Web Semântica, Ontologias, Organização e Representação da Informação, Sistemas de Informações de Alto Desempenho em Ambientes Complexos, Gestão da Informação e Gestão de Documentos. É Professor Adjunto do Departamento de Biblioteconomia da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBG-FACC-UFRJ). Foi professor de cursos de graduação e pós-graduação na UNIRIO, UNIVERSO E UNISUAM. É avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), programa do MEC/INEP que afere a qualidade das instituições e dos cursos de nível superior no Brasil. Tem ampla experiência em consultoria de projetos e programas nas áreas de gestão da informação e gestão do conhecimento, inteligência competitiva e inovação em tecnologias da informação para empresas públicas e privadas.

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Publicado

08/05/2024

Como Citar

Jogos de linguagem e neodocumentalismo: algumas relações. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 2, p. e-6935, 2024. DOI: 10.21728/logeion.2024v10n2e-6935. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6935.. Acesso em: 3 jul. 2024.