Análise da folksonomia em grupos colaborativos do Passei Direto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2021v7n2.p165-185

Palavras-chave:

Folksonomia, Indexação Social, Organização do Conhecimento, Grupos Colaborativos

Resumo

Este artigo é sobre a folksonomia como uma ferramenta que contribui para as atividades colaborativas de grupos de usuários na rede social acadêmica Passei Direto, com o objetivo de analisar a folksonomia como ferramenta de apoio em grupos colaborativos nessa rede social, por meio de estudo de caso holístico e exploratório, sendo realizada observação direta intensiva. A justificativa baseou-se na necessidade de compreender a potencialidade das atividades cooperativas e a solução das necessidades informacionais. Concluiu-se que a folksonomia é uma ferramenta de apoio em grupos colaborativos no Passei Direto, onde os usuários, no uso de tags em práticas de indexação, visam a enriquecer e ampliar as possibilidades de acesso às informações. No entanto, apesar de representar uma ferramenta de forte cunho colaborativo, a folksonomia também deixa lacunas no tocante à recuperação da informação, dada a falta de padronização e controle dessa ferramenta, embora essas características façam parte da sua essência.

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Biografia do Autor

  • Jéssica Pereira de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

    Mestra em Ciência da Informação e Bacharela em Biblioteconomia, ambas, pela UFPE.

  • Fabio Assis Pinho, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela UNESP. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela UFSCar. Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado Acadêmicos) da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

26/03/2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise da folksonomia em grupos colaborativos do Passei Direto. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 7, n. 2, p. 165–185, 2021. DOI: 10.21728/logeion.2021v7n2.p165-185. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/5622.. Acesso em: 3 jul. 2024.