A Ciência da Informação à luz da epistemologia da complexidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2023v10n1.p165-180

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Teoria da Complexidade, Interdisciplinaridade

Resumo

Para o profissional da informação, é necessário compreender como seus objetos de estudo se interligam, pois esta interligação é parte essencial na construção diária do saber científico. Além disso, é também a base para que estes conhecimentos possam ser aplicados na prática profissional. A interdisciplinaridade é a essência dessa questão, pois permite a união de diversas áreas do saber para que se consiga entender os fatos ocorridos. A Teoria da Complexidade também vem de encontro a essa necessidade de inter-relação entre os objetos, pois prega o estudo dos fenômenos respeitando suas complexidades. Portanto, este estudo visa promover a compreensão da Teoria da Complexidade inserida na prática profissional de bibliotecários e arquivistas, por meio da análise de artigos publicados no âmbito das revistas da área de ciência da informação, disponibilizados pela plataforma BRAPCI nos anos de 2012 a 2022. Pode-se observar que diversos parâmetros da Teoria da Complexidade estão inseridos naturalmente na rotina do profissional da informação, dependendo apenas que se compreenda a que eles se referem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Laís Lupim Santos Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

    Mestranda no PPGCI/UFES. Bacharel em Biblioteconomia (UFES). Especialista em Biblioteconomia (FAVENI). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9839-5543.

  • Gleice Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

    Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), mestrado em Tecnologia Educacional - Universidad de Salamanca (1993) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Professor da Universidade Federal do Espirito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formaçao docente, bibliotecário escolar, educaçao e comunicaçao, formação profissional e ensino virtual.

  • Lucileide Andrade de Lima do Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

    Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (PPGCINF/UnB). Mestre em Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGPS/UFES). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Docente junto ao Departamento de Biblioteconomia da UFES e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFES (PPGCI/UFES). 

Referências

ARAÙJO, C. A. V. O que é ciência da informação?. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 1, p. 1-30, 2014. DOI: 10.5433/1981-8920.2014v19n1p01 Acesso em: 18 set. 2022.

BORKO, H. Information science: what is it?. American Documentation, Washington, v. 19, n. 1, p. 3-5, Jan. 1968

CAMILLO, E. S.; MELLO, M. R. G.; SILVA, R. C.; LIMA, L. M. A. Missão e finalidade da biblioteca escolar nos meandros do pensamento complexo. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-27, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/145083. Acesso em: 4 mar. 2023.

CÂMARA, R. H. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas as organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, São Joãp Del Rei (MG), v. 6, n. 2, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v6n2/v6n2a03.pdf. Acesso em: 4 mar. 2023.

CEZAR, L. T.; LOOSE, A. F. G. F.; PETERMANN, J. A pandemia de covid-19 sob a ótica da complexidade: acaso, desordem e incertezas no ensino de publicidade. Comunicação & Informação, Goiania (GO), v. 25, 2022. DOI: 10.5216/ci.v25.67681. Acesso em: 4 mar. 2022.

CUNHA, M. B. Análise de conteúdo, uma técnica de pesquisa. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 11, n. 2, 1983. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/77671. Acesso em: 4 mar. 2023.

DAHER JUNIOR, F. J.; LIMA, J. B. Ciência da informação: uma utopia transdisciplinar?. AtoZ: Práticas Novas em Informação e Conhecimento, Curitiba (PR), v. 10, n. 2, p. 89-96, 2021. DOI: 10.5380/atoz.v10i2.79257. Acesso em: 9 set. 2022.

FRANCELIN, M. M. A epistemologia da complexidade e a ciência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 2, 2003 DOI:10.18225/ci.inf..v32i2.1006. Acesso em: 18 set. 2022.

FRANCELIN, M. M. Interdisciplinaridade e complexidade na Ciência da Informação: análise de possíveis contextos de formação e exercício profissional. Trabalho apresentado no XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. 2013. Disponível em: file:///C:/Users/laisl/Downloads/febab,+artigo.pdf. Acesso em: 27 jan. 2023.

GUTIERREZ, V. C. P.; VALENTIM, M. L. P. A transversalidade sob o enfoque da teoria da complexidade: aprendizagem significativa e metodologias ativas. Informação & Informação, Londrina, v. 26, n. 3, p. 284-301, 2021. DOI: 10.5433/1981-8920.2021v26n3p284. Acesso em: 9 set. 2022.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.

MORIN, E. Ciência e consciência da complexidade. In: MORIN, E; LE MOIGNE, J. L. (org.). A inteligência da complexidade. São Paulo: Petrópolis, 2000.

PINHEIRO, L. V.; CAFÉ, L.; SILVA, E. L. O desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias sob o olhar da teoria da complexidade e da análise de domínio. Biblios, Lima (Peru), n. 73, p. 65-90, 2018. DOI: 10.5195/biblios.2018.490. Acesso em: 9 set. 2022.

SANTOS, B. R. P. D.; PEREIRA, E. P.; DAMIAN, I. P. M. Gestão da informação e do conhecimento e teoria da complexidade no contexto empresarial: um estudo no setor de comunicação e tecnologia. Palabra Clave, La Plata (Argentina), v. 8, n. 1, 2018. DOI: 10.24215/18539912e060. Acesso em: 9 set. 2022.

SANTOS, B. R. P. D.; FERNANDES, M. V. L.; DAMIAN, I. P. M.; ALBUQUERQUE, A. C. A valorização do grafite como documento de arquivo: uma abordagem interdisciplinar entre a competência em informação e a teoria da complexidade. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 11, n. 2, p. 481-497, 2018. DOI: 10.26512/rici.v11.n2.2018.8339. Acesso em: 9 set. 2022.

SANTOS, B. R. P. D.; VALENTIM, M. L. P.; DAMIAN, I. P. M. A gestão da informação sob a ótica do pensamento complexo: uma reflexão. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 13, n. 1, p. 20-37, 2020. DOI: 10.26512/rici.v13.n1.2020.23413. Acesso em: 9 set. 2022.

SANTOS NETO, J. A. D.; SANTOS, J. C. D.; TELES, P. S.; VALENTIM, M. L. P. Interdisciplinaridade no contexto da ciência da informação: correntes e questionamentos. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 9-35, 2017. DOI: 10.19132/1808-5245231.9-35. Acesso em: 09 set. 2022.

SILVA, R. C.; MELLO, M. R. G.; FORMENTINI, R.; VALENTIM, M. L. P. Biblioteca híbrida: uma perspectiva complexa. Encontro Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação em Ciência da Informação, ENANCIB, XIX, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/102453. Acesso em: 9 set. 2022.

SOUSA, A. G.; PENHA, N. A.; SILVA, M. B.; CASTRO, J. L.; VALENTIM, M. L. P.; COSTA, T. Pós-modernidade, complexidade e suas nuances na ciência da informação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v. 8, p. 65-81, 2022. DOI: 10.21728/logeion.2022v8n2.p65-81. Acesso em: 9 set. 2022.

Downloads

Publicado

30/08/2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Ciência da Informação à luz da epistemologia da complexidade. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 1, p. 165–180, 2023. DOI: 10.21728/logeion.2023v10n1.p165-180. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6513. Acesso em: 21 nov. 2024.