Educação mediada por tecnologia: da inclusão à formação
DOI:
https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6446Palavras-chave:
educação, mediação, tecnologiaResumo
Educação é um processo contínuo que deve ser iniciada no seio familiar e sistematizada pela escola. Ao longo do desenvolvimento da humanidade, o próprio sistema de ensino e aprendizagem foi evoluindo junto e, principalmente, com as ferramentas tecnológicas que estão em constante desenvolvimento. Sobre isso, apesar de mutável, é inegável a importância das tecnologias na educação, principalmente nos tempos atuais em que a internet e aparelhos permitem a comunicação simultânea. Dessa forma, o EMT (Ensino Mediado por Tecnologia) vem atender a uma grande necessidade do momento, unir através de recursos tecnológicos e a devida estratégia metodológica, professores e alunos em prol da construção do conhecimento. É um modelo de oferta que ainda possui seus críticos, porém, é inegável que projetos como o Canal Educação, que utiliza essa estratégia metodológica, contribui de forma bastante efetiva para o melhoramento da educação no estado do Piauí. Repensar e reavaliar não apenas as ferramentas disponíveis para educação, mas também sua utilização, é de extrema importância para ampliação de ofertas, com possibilidade de manter a qualidade do ensino.
Referências
CASTEL, R. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Tradução: Iraci D. Poleti. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
EMEDIATO, C. A. Educação e transformação social. Análise Social, v. XIV, n. 54, p. 207-217, 1978. Disponível em: http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/122398883.pdf. Acesso em: 15 fev. 2022.
FERREIRA JÚNIOR, L. C. R.; SANTOS, M. A. R. National education plan and the issue of innovation in pedagogical practices. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 9, e4311931393, 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i9.31393.
FREIRE, P. Educação e mudança. 12. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. ISBN 85-219-0243-3.
GINI index. The World Bank Group. Washington, DC, 2022. Disponível em: https://data.worldbank.org/indicator/SI.POV.GINI. Acesso em: 20 fev. 2023.
GODOI, M. S. Concentração de renda e riqueza e mobilidade social: a persistente recusa da política tributária brasileira a reduzir a desigualdade. Revista de Informação Legislativa: RIL, Brasília, DF, v. 59, n. 235, p. 61-74, jul./set. 2022.
LAVRADOR, M. C. C. Processo de exclusão e inclusão social. In: BARROS, M. E. B.; ABDALA, M. (orgs.). Mundo e sujeito: aspectos subjetivos da globalização. São Paulo: Paulus, p. 115-127, 2005.
LEAL, G. F. Exclusão como ruptura de laços sociais: uma crítica do conceito. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 14, n. 1, p. 260-274, jan./jun. 2009. DOI 10.5433/2176-6665.2009v14n1p260.
MARCON, K.; CARVALHO, M. J. S. Formação de professores na cultura digital. In: MILL, D. (org.). Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, p. 271-274, 2018.
MENEZES, R. G.; VASCONCELLOS, P. M. C.; SCOTELARO, M.; MELLO, R. A. Desigualdade, expulsões e resistências sociais: pensando o local e o global. Caderno CRH, Salvador, v. 35, p. 1-17, e022003, 2022. ISSN 1983-8239. DOI 10.9771/ccrh.v35i0.4841.
MERCADO, L. P. L. (org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002. ISBN 85-7177-117-0.
SOUZA NETO, A. Relações contemporâneas entre educação, aprendizagem e tecnologias. Prefácio do Prof. Dr. Alaim Souza Neto. In: SOUZA NETO, A. (org.). Educação, aprendizagem e tecnologias: relações pedagógicas e interdisciplicares. São Paulo: Editora Pimenta Cultura, p. 7-10, 2018. ISBN: 978-85-66832-91-4 (eBook). DOI 10.31560/pimentacultural/2018.914.
STRECK, D. R. Educação e transformação social hoje: alguns desafios políticos-pedagógicos. Revista lusófona de educação, v. 13, p. 89-100, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Antonio Jair de Sousa Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Inclusão Social, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do Ibict;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.