Impacto da tecnologia na educação
DOI:
https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6457Palavras-chave:
educação, tecnologia educacional, impacto social, transformação da sociedadeResumo
A tecnologia vem impactando toda a sociedade, não só pelos benefícios em conforto e aumento de
produtividade, mas também, principalmente, alterando as relações humanas e a forma como o poder é
exercido. Estamos no momento de transição onde convivempráticas, conceitos e valores dos séculos
passados com comportamentos, valores e estruturas do século XXI. Essa coexistência, nem sempre
pacífi ca, é o maior desafi o que os atores políticos da sociedade (incluindo professores e operadores da
educação) enfrentam no seu dia a dia.
Referências
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. Tradução: Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2005.
BALDISSERA, O. As 11 soft skills mais desejadas pelas empresas, Pós PUCPR Digital, [Curitiba], 2019. Disponível em: https://posdigital.pucpr.br/blog/soft-skills-mais-desejadas-pelas-empresas. Acesso em: 1 nov. 2022.
BARBOSA, M. A. Robôs essenciais. Delloite, [s. l.], ed. 59, jan./mar. 2018. Disponível em: http://mundocorporativo.deloitte.com.br/robos-essenciais/. Acesso em: 1 nov. 2022.
BELLEMY, J. Digital telephone. New York: Ed. Wiley Inter-Science Pub., 2000.
BRANDÃO, A. C.; DUARTE, M. F. Movimentos Culturais da Juventude. São Paulo: Ed. Moderna, 1990.
CONFERENCIA DE LAS NACIONES UNIDAS SOBRE MEDIO AMBIENTE Y DESARROLLO. Declaración de Río sobre el Medio Ambiente y el desarrollo. Río de Janeiro, Brasil, 3 a 14 de junio de 1992, 1992. ISBN 92-1-300143-6. Disponível em: https://documents-dds-ny.un.org/doc/UNDOC/GEN/N92/836/58/PDF/N9283658.pdf?OpenElement. Acesso em: 2 nov. 2023.
DIAS, C.; COUTO, O. F. As redes sociais na divulgação e formação do sujeito do conhecimento: compartilhamento e produção através da circulação de ideias. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, SC, v. 11, n. 3, p. 631-648, set./dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ld/v11n3/a09v11n3.pdf. Acesso em: 1 nov. 2022.
EVERS, V. Sobre robôs e humanos. Correio da UNESCO, [s. l.], n. 3, 2018. Disponível em: https://pt.unesco.org/courier/2018-3/robos-e-humanos. Acesso em: 1 nov. 2022.
FAUSTINO, A. Fake news: a liberdade de expressão nas redes sociais na sociedade da informação. São Caetano do Sul: Lura Editorial, 2020.
FIGUEIREDO, E.; RIBEIRO, C.; PEREIRA, P.; PASSOS, C. Teletrabalho: contributos e desafios para as organizações. Revista de Psicologia, Organizações e Trabalho, Lisboa, v. 21, n. 2, p. 1427-1438, 2021.
FREITAS, C. C. G.; SEGATTO, A. P. Ciência, tecnologia e sociedade pelo olhar da tecnologia social: um estudo a partir da teoria crítica da tecnologia, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/nZRmKWGm5czws4K5zCg6LCp/?lang=pt. Acesso em: 1 nov. 2022.
GAROFARO, D. Desafios da educação e como superá-los no pós-pandemia. Revista de Educação, [s. l.], 2022. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2022/05/18/educacao-pos-pandemia-debora/. Acesso em: 1 nov. 2022.
GOHN, M. G. Movimentos sociais na contemporaneidade, Revista Brasileira de Educação, [s. l.], v. 16, n. 47, 2011.
GROPPO, L. A. Uma onda mundial de revoltas: movimentos estudantis nos anos 1960. Campinas, 2000. 701 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
HAYS, J. N. Epidemics and pandemics: their impacts on human history. Austin: Fundação Kahle, 2005.
HOBSBAWM, E. A era dos extremos. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
LARA, E. M. O.; LIMA, V. V.; MENDES, J. D.; RIBEIRO, E. C. O.; PADILHA, R. Q. O professor nas metodologias ativas e as nuances entre ensinar e aprender: desafios e possibilidades. Interface: comunicação, saúde, educação, [s. l.], v. 23, e180393, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/ZvjJ4wJr4SWLZL5hJmWD6QR/?lang=pt. Acesso em: 1 nov. 2022.
MEADOWS, D.; RANDERS, J.; MEADOWS, D. Limites do crescimento: a atualização de 30 anos. Ed. Qualitymark, Jacarepaguá, RJ, 2007.
MOTA, V. L.; CARVALHO, R.; CORREA, C.; RENNA, R. B. D. MAGRI, V.; FERREIRA, T.; CASTELLANOS, P.; MATOS, L. Evolução da tecnologia de telefonia móvel e estudo e caracterização de um sistema móvel 5G de quinta geração, Revista Engevista, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 154-175, 2019.
NOGUEIRA, M. N.; PATINI, A. C. Trabalho remoto e desafios para os gestores. RAI Revista de Administração e Inovação, [s. l.], v. 9, n. 4, out./dez. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.5773/rai.v9i4.800. Acesso em: 1 nov. 2022.
OLIVEIRA, P. I.; BROTHERHOOD, K. Criação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP): 14 de setembro de 1960, Revista das Relações Exteriores (online), [s. l.], 26 jul. 2022. Disponível em: https://relacoesexteriores.com.br/criacao-opep-14-setembro-1960/. Acesso em: 1 nov. 2022.
PASQUALETO, O. Q. F.; FONSECA, M. H. A percepção do aluno sobre o estágio: emprego ou qualificação profissional? RIL Brasília, Brasília, v. 53, n. 209, jan./mar. 2016. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/520005/001063243.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 1 nov. 2022.
SANTOS, T. S. Metodologias ativas de aprendizado. Olinda: CAPES, 2015.
SICHMAN, J. S. Inteligência artificial e sociedade: avanços e riscos. Estudos Avançados, São Paulo, v. 35, n. 101, p. 37-50, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/185024. Acesso em: 1 nov. 2022.
SILVA, A. L.; PEREIRA, D. L.; BRAGA, D. S. O impacto social do ECA no Brasil: uma breve análise da noção de direitos infantis construída nas relações entre crianças e adultos ao longo dos últimos 21 anos. Anais do 16º Encontro Nacional da ABRAPSO, Pernambuco, 2011.
TIMMS, J.; HEIMANS, J. O novo poder: como disseminar ideias, engajar pessoas e estar sempre um passo à frente em um mundo hiperconectado. Rio de Janeiro: Ed. Intrínseca, 2018.
TREZZI, C. A educação pós-pandemia: uma análise a partir da desigualdade educacional, Revista Dialogia, São Paulo, n. 37, p. 1-14, jan./abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18268/8843. Acesso em: 1 nov. 2022.
WORLD BANK GROUP. Impactos da COVID-19 no Brasil: evidências sobre pessoas com deficiência durante a pandemia, Informativo Banco Mundial, Washington, DC, 14 dez. 2021. Disponível em: https://www.worldbank.org/pt/country/brazil/brief/impactos-da-covid19-no-brasil-evidencias-sobre-pessoas-com-deficiencia-durante-a-pandemia. Acesso em: 1 nov. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paulo Rogério Foina
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Inclusão Social, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do Ibict;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.