Tecnologias sociais para inclusão social em comunidades tradicionais na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6401Keywords:
povos tradicionais , extensão universitária, sustentabilidadeAbstract
A sociedade contemporânea e a comunidade acadêmica compartilham o consenso de que a educação é essencial para o desenvolvimento socioeconômico de uma nação. Sob esta premissa, este trabalho relata a experiência de pesquisa, extensão e estágio curricular do Grupo de Pesquisas Interação na formação de profissionais, para atuarem junto às comunidades ribeirinhas da região Amazônica, baseados no Método Interação (Pesquisa-Ação). Na execução da pesquisa, são adotados um conjunto integrado de técnicas e instrumentais para coleta de dados, dentre eles: pesquisa bibliográfica e documental, aplicação de formulários semiestruturados, entrevistas com informantes-chave, dinâmicas de abordagem grupal e individual junto aos grupos doméstico-familiares para fomentar a participação dos comunitários locais e instituições. Os resultados visam instrumentalizar as organizações comunitárias e os grupos doméstico-familiares na produção de inovações e tecnologias sociais que sejam ambientalmente sustentáveis, e no fornecimento de subsídios qualificados para as instituições regionais de políticas públicas para o desenvolvimento de ações afirmativas de cidadania para a inclusão social.
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