Estudos científicos sobre a educação a distância no Brasil: um breve panorama

Autores/as

  • Selma Leila Bergo Martins
  • Daniel Mill

Palabras clave:

Educação a distância, Produções científicas, Carências, Lacunas

Resumen

O presente artigo se dispôs a levantar e analisar as produções científicas elaboradas pelas teses de doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Educação, com a finalidade de apresentar um panorama de como estão se desenvolvendo os estudos sobre a Educação a Distância (EaD) no Brasil. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliométrica, analítica descritiva, elaborada a partir de uma base de dados compreendida entre 2002 e 2012. Foram analisadas 3468 teses, selecionadas em Programas de Pós-Graduação em Educação, que possuíam nota 4 ou superior a 4 na Capes e que tinham um banco de dados digital com no mínimo 20 teses catalogadas. A pesquisa identificou 72 teses que discorriam sobre EaD e que foram classificadas para fins de análise em 5 categorias: ferramentas tecnológicas na EaD (TIC); processo de ensino e aprendizagem na EaD; saberes docentes; avaliação da EaD; contexto histórico da EaD; relações trabalhistas na EaD. Objetiva-va, assim, contribuir com a comunidade científica no sentido de apontar as lacunas e carências no que se refer à EaD e as várias possibilidades de pesquisa que carecem ainda de uma vigorosa discussão e debate. Somente por meio do conhecimento é que as necessidades, a valorização e a correção das faltas serão supridas.

Biografía del autor/a

  • Selma Leila Bergo Martins

    Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) - São Carlos, SP - Brasil. Especialização em andamento em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF)  - RJ - Brasil. Coordenadora pedagógica do Colégio Cristo Rei - Marília, SP – Brasil.

  • Daniel Mill
    Pós-Doutorado pela Universidade de Coimbra (UC) - Portugal. Pós-Doutorado pela Universidade Aberta (UAB) - Portugal. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte, MG - Brasil. Professor da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) - São Carlos, SP - Brasil.

Publicado

04/04/2018

Cómo citar

Estudos científicos sobre a educação a distância no Brasil: um breve panorama. (2018). Inclusão Social, 10(1). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4176