Relaciones intergrupales en la escuela: cercanía social, prejuicio y aculturación en estudiantes inmigrantes latinoamericanos y chilenos

Autores

  • María José Mera-Lemp Facultad de Psicologìa, Universidad Alberto Hurtado https://orcid.org/0000-0001-5763-6913
  • Gonzalo Martínez-Zelaya Universidad Viña del Mar, Viña del Mar, Chile

Resumo

A escola é o cenário mais relevante para a construção de relações entre adolescentes imigrantes e membros de sociedades receptoras. O contato diário entre grupos na escola tem um papel fundamental na formação de atitudes, em termos do preconceito e das preferências de aculturação que os alunos desenvolvem. No Chile, a pesquisa das relações entre membros da sociedade majoritária e a população de imigrantes adolescentes, ainda é limitada. Este trabalho procura descrever e comparar o grau de proximidade social, preconceito e preferências de aculturação de estudantes imigrantes (N = 249) e chilenos (N = 390) de escolas de ensino médio de Santiago do Chile. A existência de relações entre essas variáveis ​​também foi estudada em cada grupo. Escalas de proximidade social, preconceito e aculturação para chilenos e imigrantes foram aplicadas. Os resultados mostram concordância entre as percepções de proximidade social dos grupos, e um maior grau de preconceito por parte dos imigrantes em relação aos chilenos. Também foram encontradas discrepâncias em suas atitudes aculturativas. Os estudantes chilenos preferiam o individualismo, seguido pela integração e segregação, enquanto os imigrantes apoiavam a integração, a separação e o individualismo. A proximidade social e o preconceito mostraram relações negativas com as atitudes aculturativas que favorecem a inclusão dos imigrantes, enquanto suas relações com atitudes de rejeição das culturas de origem dos imigrantes foram positivas. Aquela dinâmica relacional problemática de baixa intensidade enfatiza a necessidade de projetar ações que facilitem a convivência intercultural harmônica nas escolas.

Biografia do autor

Gonzalo Martínez-Zelaya, Universidad Viña del Mar, Viña del Mar, Chile

Doctor en Psicología, Universidad del País Vasco (UPV / EHU), Donostia / San Sebastián, España
Profesor en la Universidad Viña del Mar, Viña del Mar, Chile.
ID ORCID: 0000-0002-9848-3666

Publicado

13/01/2021

Como citar

Mera-Lemp, M. J., & Martínez-Zelaya, G. (2021). Relaciones intergrupales en la escuela: cercanía social, prejuicio y aculturación en estudiantes inmigrantes latinoamericanos y chilenos. Inclusão Social, 13(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/5524