Teaching accessibility in Archival Science courses in Brazil:

a formative analysis of the curriculum

Autores

  • Thayron Rodrigues Rangel Universidade Federal Fluminense
  • Lúcia Maria Velloso de Oliveira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18225/inc.soc.v16i1.7152

Palavras-chave:

accessibility, archival science, archive users, people with disabilities, professional training

Resumo

As a human condition that involves several dimensions of life, disabilities require knowledge and action from agencies and entities to meet the biopsychosocial and informational needs of users of public products and services.  In this sense, accessibility fulfills the role of providing access to documents and information, by means of the adoption of assistive technologies, universal design and implementation of programs and institutional actions that aim at the entrance and permanence in institutional spaces. It starts from a humanitarian bias which is part of social commitments included in a global agenda for the protection of disabled people's rights, such as the United Nations' Agenda 2030 and the standards ISO 26000 – Social Responsibility and ABNT NBR 16001 – Social Responsibility – Management System – Requirements. This paper aims to identify the existence or lack of interest and formalization in the teaching of accessibility and related themes – access, users, and social inclusion – in undergraduate courses of selected Archival Science programs in Brazil. To that end, the research employed methodological procedures including bibliographic research in databases and academic journals in the field, as well as documentary examination of the program’s Political Pedagogical Projects (PPPs). The findings highlight the scarcity of these themes in the curricula, which impacts the effectiveness of access to archives.

Referências

ARQUIVO NACIONAL. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

BELLOTTO, H. L. Arquivo: estudos e reflexões. Belo Horizonte: UFMG, 2014.

BRASIL. Lei n° 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Diário Oficial [da] União, [2015]. Available at: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Access on: 25 jan. 2023.

BRASIL. Decreto n° 82.590, de 6 de novembro de 1978. Regulamenta a Lei nº 6.546, de 4 de julho de 1978, que dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de técnico de Arquivo. Brasília, Diário Oficial [da] União, [1978]. Available at: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1970-1979/d82590.htm. Access on: 14 jun. 2023.

BRASIL. Decreto nº 10.278, de 18 de março de 2020. Regulamenta o disposto no inciso X do caput do art. 3º da Lei nº 13.874, de 20 de setembro de 2019, e no art. 2º-A da Lei nº 12.682, de 9 de julho de 2012, para estabelecer a técnica e os requisitos para a digitalização de documentos públicos ou privados, a fim de que os documentos digitalizados produzam os mesmos efeitos legais dos documentos originais. Brasília. Available at: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/d10278.htm. Access on: 14 maio 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Perguntas frequentes - O que é o sistema e-MEC. [S. l.]: [s. n.], 2020. Available at: https://emec.mec.gov.br/emec/nova. Access on: 15 nov. 2021.

BRASIL. Ministério do Trabalho. Classificação Brasileira de Ocupações. Informações gerais. Brasília: Ministério do Trabalho, [2017]. Available at: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/informacoesGerais.jsf. Access on: 27 jun. 2022.

BROWN, E. H. Archival Activism, Symbolic Annihilation, and the LGBTQ2 + Community Archive. Archivaria - The Journal of the Association of Canadian Archivists, [s. l.], n. 89, p. 6-33, maio. 2020. Available at: https://archivaria.ca/index.php/archivaria/article/view/13729. Access on: 27 jun. 2022.

CARTER, R. G. S. Das coisas ditas e não ditas: poder, silêncios de arquivo e poder no silêncio. Archivaria - The journal of the Association of Canadian Archivists, [s. l.], n. 61, p. 215-233, set. 2006. Available at: https://archivaria.ca/index.php/archivaria/article/view/12541. Acesso em 10 dez. 2022.

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS; FONSECA, V. M. M. Princípios básicos sobre o papel dos arquivistas na defesa dos direitos humanos. Informação Arquivística, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, jan./jun. 2016. Available at: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/41993. Access on: 8 nov. 2021.

CUNHA, M. B.; CAVALCANTI, C. R. O. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. xvi, 451 p.

DUA. Declaração Universal sobre os Arquivos. Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

EASTWOOD, T. Um domínio contestado: a natureza dos arquivos e a orientação da ciência arquivística. In: EASTWOOD, T.; MACNEIL, H. (org.). Correntes atuais do pensamento arquivístico. Belo Horizonte: UFMG, 2016.

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE. Curso de Arquivologia - projeto pedagógico. Rio Grande: FURG, 2017. Available at: https://arquivologia.furg.br/images/PPC-Arquivologia-2017.pdf. Access on: 7 nov. 2021.

FURTADO, R. L.; SILVA, V. M. O papel do Arquivista na defesa dos direitos humanos: em busca de elementos da Competência em Informação. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Belém, v. 2, n. 2, p. 23-43, jan. 2020.

GOMES, H. F. A mediação da informação, comunicação e educação na construção do conhecimento. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, Salvador, v. 9, n. 1, p. 1-15, fev. 2008. Available at: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3041. Access on: 20 nov. 2021.

GOMES, H. F. Protagonismo social e mediação da informação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 10–21, 2019. DOI: 10.21728/logeion.2019v5n2.p10-21. Available at: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4644. Access on: 20 nov. 2021.

HARRIS, V. The archival sliver: power, memory, and archives in South Africa, Archivalscience, v. 2, n. 1, p. 63-86, 2002. Available at: http://metafactory.ca/arch-eph/wp-content/uploads/2010/01/harris2002b.pdf. Access on: 27 dez. 2022.

JARDIM, J. M. A formação do arquivista na sociedade contemporânea. Cadernos BAD, Lisboa, n. 7, 2001. Available at: https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/viewFile/707/706. Access on: 22 maio 2022.

JIMERSON, R. C. Archives for All: Professional Responsibility and Social Justice. The American Archivist, [s. l.], v. 70, n. 2, p. 252-281, 2007. Available at: https://meridian.allenpress.com/american-archivist/article/70/2/252/24093/Archives-for-All-Professional-Responsibility-and. Access on: 1 nov. 2021.

LIBÂNEO, J. C. A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Educar em Revista, Curitiba, n. 24, p. 113-147, jul. 2004. Available at: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.352. Access on: 26 jun. 2021.

MAIA, A. M. A construção do curso de Arquivologia da UNIRIO: dos primeiros passos à maturidade universitária? 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

MALCHER, L. T. Código de Ética. Boletim da Associação dos Arquivistas Brasileiros, ano 6, n. 3-4, jul./dez. 1996. Available at: http://koha.an.gov.br/cgi-bin/koha/opac-retrieve-file.pl?id=102deb2b74f52f791713e00ee1d74fcf. Access on: 8 jun. 2023.

MARIZ, A. C. A.; AGUIAR, A. F. S. O Curso de Arquivologia da UNIRIO: breve histórico, características e sua importância no cenário da Arquivologia brasileira. Revista AGCRJ, Rio de Janeiro, n. 7, p. 205-222, 2013. Available at: http://wpro.rio.rj.gov.br/revistaagcrj/wp-content/uploads/2016/11/e07_a8.pdf. Access on: 19 nov. 2021.

OLIVEIRA, L. M. V. Governança arquivística em instituições de memória. In: CUNHA, F. J. A. P.; MATOS, BRITTO, M. T. N.; LIMA, QUEIROGA, G. L. (org.). Governança arquivística em organizações públicas e privadas no Brasil: teoria e prática. Salvador: EDUFBA, 2022. p. 147-159.

RANGEL, T. R. R. (Re) pensando a universalidade do acesso nos arquivos públicos: a acessibilidade como uma ferramenta inclusiva para a garantia da cidadania. Orientadora: Lúcia Maria Velloso de Oliveira. 2023. 410 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. Niterói: UFF, 2023.

SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 7. ed. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

SASSAKI, R. K. Acessibilidade: uma chave para a inclusão social. Sociedade Inclusiva. [S. l.], 2005. Available at: https://www.sociedadeinclusiva.com.br/2020/05/01/acessibilidade-a-chave-para-a-inclusao-social/. Access on: 2 jun. 2022.

SASSAKI, R. K. As escolas inclusivas na opinião mundial. Viver consciente. [S. l.], maio 2008. Available at: http://www.viverconsciente.com.br/exibe_artigo.asp?codigo=75&codigo_categoria=13#:~:text=uma%20escola%20inclusiva%2C%20diferentemente%20de,defici%C3%AAncia%20nas%20classes%20comuns%3B%206. Access on: 20 ago. 2022.

TURNER, A. Archival Readiness: Archive Making in an Emergency Shelter. Archivaria, Kingston, v. 92, p. 74-107. Available at: https://archivaria.ca/index.php/archivaria/article/view/13819. Access on: 18 jun. 2023.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Projeto pedagógico do curso de Arquivologia. Brasília: UNB, 2020. Available at: http://arquivologia.fci.unb.br/index.php/curriculo?download=158:projeto-pedagogico-do-curso-de-arquivologia. Access on: 17 jun. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Deliberação - Câmara de Graduação n. 031/2017. Estabelece o currículo do curso de Arquivologia a vigorar a partir do ano letivo de 2018. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017. Available at: http://www.uel.br/prograd/documentos/deliberacoes/2017/deliberacao_31_17.pdf. Access on: 7 nov. 2021.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. Projeto pedagógico. UEPB. Paraíba, [20–?]. Available at: http://arquivologiauepb.com.br/curso/projeto-pedagogico/. Access on: 07 nov. 2021.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SÃO PAULO. UNESP. Projeto pedagógico do curso de Arquivologia. Marília, 2012. Available at: https://www.marilia.unesp.br/Home/Graduacao/Arquivologia/projeto-pedagogico-2013.pdf. Access on: 7 nov. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Estrutura do Currículo - grade curricular completa. UFES. Espírito Santo, [20–?]. Available at: https://arquivologia.ufes.br/sites/arquivologia.ufes.br/files/field/anexo/ppc_arquivologia_2016_versao_final_grade_curricular_e_ementario_26052017.pdf#overlay-context=grade-curricular. Access on: 7 nov. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Plano de ensino das disciplinas do Bacharelado em Arquivologia 2018 Rio de Janeiro: Escola de Arquivologia, 2018. Available at: http://www.unirio.br/arquivologia/arquivos/programa-das-disciplinas/plano%20de%20ensino%20das%20disciplinas%202018.2.pdf. Access on: 17 jun. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Quadro de horários. UFF. Niterói, [20–?]. Available at: https://app.uff.br/graduacao/quadrodehorarios. Access on: 7 nov. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Projeto pedagógico do curso de arquivologia. Belo Horizonte: UFMG, 2012. Available at: http://colgradarquivo.eci.ufmg.br/documentos/projeto-pedagogico-do-curso-de-arquivologia. Access on: 17 jun. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Projeto pedagógico do curso de arquivologia. UFPA. Pará, [20–?]. Available at: https://faarq.ufpa.br/projeto-pedagogico/. Access on: 17 jun. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Projeto Político Pedagógico - curso de Arquivologia. João Pessoa: UFPB, 2008. Available at: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=1626802. Access on: 17 jun. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto pedagógico do curso de arquivologia. UFRGS. Rio Grande do Sul, [20–?]. Available at: https://www.ufrgs.br/fabico/graduacao/arquivologia. Access on: 17 jun. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Projeto pedagógico do curso de graduação de arquivologia. Florianópolis: UFSC, 2015. Available at: https://arquivologia.paginas.ufsc.br/files/2016/05/PROJETO-PEDAGOGICO-DO-CURSO.pdf. Access on: 17 jun. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Projeto pedagógico (PCC). UFSM. Santa Maria, [20–?]. Available at: https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/arquivologia/projeto-pedagogico. Access on: 17 jun. 2022.

Downloads

Publicado

29/07/2024

Como Citar

Teaching accessibility in Archival Science courses in Brazil:: a formative analysis of the curriculum. (2024). Inclusão Social, 16(1). https://doi.org/10.18225/inc.soc.v16i1.7152