A edição de textos genuinamente digitais e os caminhos da filologia nas humanidades digitais
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4589Resumo
Neste artigo, procura-se situar a filologia no contexto do trabalho de preservação e acesso à informação, comum a diferentes ciências, como às ciências da informação e a biblioteconomia. Apresenta-se discussão a respeito da edição de textos genuinamente digitais e dos caminhos da filologia nas humanidades digitais. Tal discussão pauta-se pelo trabalho realizado com base na poesia digital de Ernesto Melo e Castro, obra inédita no que toca à sua produção digital. Muitos são os problemas que se impõem ao se pensar na preservação do material textual ligado à cultura digital, e muitos serão os desafios propostos para uma hilologia ligada ao campo das humanidades digitais.
Referências
ANTONIO, J.. Poesia Eletrônica: negociação com processos digitais. Tese de Doutorado apresentada a PUC/SP. 2005
AUERBACH, E. Introdução aos estudos literários. (Tradução de José Paulo Paes). São Paulo: Cultrix, 1972.
AZEVEDO FILHO, L. Sobre o Conceito de Edição Crítica. São Paulo: Humanitas, 2006.
BANZA, A.P; GONÇALVEZ, M.F. Património Textual e Humanidades Digitais: da antiga à nova Filologia. Évora: CIDEHUS, 2013.
BORGES, R.. ; SACRAMENTO, A. . Edição de texto e Crítica Filológica. Salvador: Quarteto Editora, 2012.
CASTRO, I. O Retorno à Filologia, in Miscelânea de Estudos Linguísticos, Filológicos e Literários in Memoriam Celso Cunha. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.
CAMBRAIA, C. Introdução à crítica textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CALLEGARI, B. e KHOURI, O. Poesia Experimental. Catálogo. Brasília: Caixa Cultural, 2018.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. (Tradução Carlos Irineu da Costa). São Paulo: Editora 34, 1999.
Webografia:
BASTOS, J. Poeta Português Ernesto de Melo e Castro ganha exposição em São Paulo. Folha Digital. Folha Ilustrada. Publicada em 11 de Junho de 2017. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/06/1891871-poeta-portugues-ernesto-de-melo-e-castro-ganha-exposicao-em-sao-paulo.shtml. Acesso em: 31 de agos. 2019.
BARREIROS, P. Novas práticas culturais da escrita, novas perspectivas da Crítica Textual:
rumo às hiperedições. Filologia e Linguística Portuguesa, Brasil, 2014. Disponível em: http://revistas.usp.br/flp/article/view/83492. Acesso em: 08 aug. 2017.
KASSAB, A. A poesia eletrônica, quem diria, faz 50 anos. Publicado em 8 de Set, 2009. http://www.bv.fapesp.br/namidia/noticia/31961/poesia-eletronica-diria-50-anos. Acesso em 01 deaAgo. 2017.
SEPÚLVEDA, P. and HENNY-KRAHMER, U(eds.). Digital Edition of Fernando Pessoa. Projects and Publications. Editorial coordination by Pedro Sepúlveda, technical coordination by Ulrike Henny-Krahmer. Lisbon and Cologne: IELT, New University of Lisbon and CCeH, University of Cologne 2017. Disponível :http://www.pessoadigital.pt DOI: 10.18716/cceh/pessoa. Acesso: 31 de agos. 2019.
PAIXÃO DE SOUSA, M.C. A Filologia Digital em Língua Portuguesa: Alguns caminhos. In: Ana Paula Banza & Maria Filomena Gonçalves (coord.), Património textual e humanidades digitais: da antiga à nova Filologia. Évora: Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS)/ Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Disponível em http://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/10468/1/e-book.pdf. Acesso em: 31 de agos. 2019.
PO-EX. Exposição de Poesia Experimental Portuguesa em Brasília, Brasil, com curadoria de Bruna Callegari e Omar Khouri. [Cartaz]. Disponível em: https://po-ex.net/noticias/exposicoes-noticias/poesia-experimental-portuguesa-caixa-cultural-brasilia-brasil-17-10-a-16-12-2018/ Acesso em: 31 de agos. 2019.
WENZ, K. Transmedialization: An interart transfer, sem data de publicação. Disponível em <https://www.netzliteratur.net/wenz/trans.htm>. Acesso 09 de agos. 2017
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Phablo Roberto Marchis Fachin, Laís Cristina Trevisan Reis de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0