COMUNICAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICAS
das distinções conceituais às aproximações promovidas pelas redes sociais digitais
DOI:
https://doi.org/10.21728/p2p.2023v9nesp.p324-347Palavras-chave:
Comunicação científica, Divulgação científica, Informação científica, Redes sociais digitaisResumo
As práticas de disseminação da ciência estão, gradativamente, percebendo as redes sociais digitais como espaços que as favorecem. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa levanta uma discussão precípua que permite ao leitor/pesquisador compreender a importância da popularização do conhecimento científico através das redes sociais e confiar, justificadamente, no conteúdo veiculado nesses ambientes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental de natureza qualitativa, que, a partir de uma revisão de literatura, de inferências e de interpretações, reúne elementos que sustentam essa qualidade das redes sociais. Infere que as redes sociais simbolizam uma nova dimensão da democratização da ciência, regida pelas tecnologias digitais, onde as discussões entre cientistas e a ampla popularização de conteúdo científico podem ser praticadas, simultaneamente, no mesmo espaço. Conclui que a presença cada vez maior dos cientistas, das práticas e dos produtos da ciência nas redes sociais digitais, que se concretizam, principalmente, através dos eventos técnico-científicos e profissionais, e o aumento dos perfis pessoais e institucionais dedicados à ciência, oferecem subsídios que, até certo ponto, atestam a qualidade e o valor do conteúdo científico ali deixados, bem como sua relevância no processo de massificação da ciência.
Downloads
Referências
ALBAGLI, S. Ciência aberta como instrumento de democratização do saber. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v.15, n.3, p. 659-664, 2017. Disponível em: https://www.tes.epsjv.fiocruz.br/index.php/tes/article/view/1098/339. Acesso em: 11 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00093
ALVARES, L.; ARAÚJO JÚNIOR, R. H. Marcos históricos da ciência da informação: breve cronologia dos pioneiros, das obras clássicas e dos eventos fundamentais. Transinformação, Campinas, v. 22, n. 3, p. 195-205, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/rQZcj9bqkmQW5xrpLK8Z8NL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-37862010000300001
ARAÚJO, C. A. A. O fenômeno da pós-verdade e suas implicações para a agenda de pesquisa na Ciência da Informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 25, p. 01-17, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e72673/43144. Acesso em: 20 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e72673
ARAÚJO, R. F. Marketing científico digital e métricas alternativas para periódicos: da visibilidade ao engajamento. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 20, p. 67-84, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/HNvPmkhhgkm6Snghmn6Xmkq/?format=html. Acesso em: 14 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2402
BUENO, W. C. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituaiss. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 1, p. 1-12, 2010. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585. Acesso em: 5 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp1
CLEMENTI, J. A. et al. Mídias sociais e redes sociais: conceitos e características. In: SUCEG-SEMINÁRIO DE UNIVERSIDADE CORPORATIVA E ESCOLAS DE GOVERNO, 1. 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2017. p. 455-466. Disponível em: http://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/80/33. Acesso em: 17 dez. 2022.
CORREIA, F. A ilustração científica: “santuário” onde a arte e a ciência comungam. Visualidades, Goiânia, v. 9, n. 2, 2011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/19864/12247. Acesso em: 25 jan. 2023.
GALLOTTI, M. M. C. Cartografia do domínio da comunicação científica mediada pela tecnologia digital. In: BORGES, M. M.; CASADO, E. S. Sob a lente da Ciência Aberta: olhares de Portugal, Espanha e Brasil. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra/Coimbra University Press, 2021. Disponível em: http://monographs.uc.pt/iuc/catalog/download/184/374/679-1?inline=1. Acesso em: 19 dez. 2022.
GASQUE, K. G. D.; TESCAROLO, R. Sociedade da aprendizagem: informação, reflexão e ética. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, p. 35-40, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/K64JvNG35sDCT3Q6xsZh7xk/?lang=pt. Acesso em: 09 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652004000300005
GERBASI, V. A. Sociedade da informação: a lógica instrumental do acesso à informação e ao conhecimento. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 96-118. 2017. Disponível em: https://doaj.org/article/cb8e5c0d456d4852931d1e2eea43c937. Acesso em: 09 jan. 2023.
HJØRLAND, B; ANDERSEN, J.; SØNDERGAARD, T. F. UNISIST model and knowledge domains. Encyclopedia of library and information science, v. 4, p. 1-4, 2005. Disponível em: http://curis.ku.dk/ws/files/47044534/UNISIST_model_and_knowledge_domains.pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.
HURD, J. M. Scientific communication: new roles and new players. Science & Technology Libraries, v. 25, n 1-2, p. 5-22, 2004. https://silo.tips/download/scientific-communication-new-roles-and-new-players. Acesso em: 20 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1300/J122v25n01_02
LIMA, A. P. L.; FREIRE, I. M. As mídias sociais de olho na CI na perspectiva da disseminação da informação. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 19, n. 39, p. 113-132, jan./abr. 2014. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/download/49588. Acesso em: 18 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n39p113
MENEZES, A. H. N. et al. Metodologia científica: teoria e aplicação na educação a distância. Petrolina-PE: Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2019.
OLIVEIRA, T. M. Midiatização da ciência: reconfiguração do paradigma da comunicação científica e do trabalho acadêmico na era digital. MATRIZes, São Paulo, v. 12, n. 3, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/147868/149823. Acesso em: 28 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i3p101-126
PETROPOULEAS, S. Redes sociais, o novo locus da ciência. Jornal da Unicamp Online, 2018. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/index.php/ju/noticias/2018/06/26/redes-sociais-o-novo-locus-da-ciencia. Acesso em: 14 fev. 2023.
REBIUN. Science 2.0: the use of social networking in research. Revised and updated. Madrid: REBIUN, 2011. Disponível em: https://www.rebiun.org/. Acesso em: 14 fev. 2023.
RÖDDER, S; SCHÄFER, M.S. Repercussion and resistance: an empirical study on the interrelation between science and mass media. Communications, n. 35, p. 249-267, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/271382868_Repercussion_and_resistance_An_empirical_study_on_the_interrelation_between_science_and_mass_media. Acesso em: 22. jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1515/comm.2010.014
RODRÍGUEZ, V. G. O ensaio como tese: estética e narrativa na composição do texto científico. São Paulo, SP: WMF, 2012.
SILVA, S. F. R.; ALVES, F. M. M.; BARREIRAS, M. I. S. Comunicação científica: visão diacrônica de alguns subsídios teóricos. Revista Fontes Documentais, Aracaju, v. 2, n. 1, p. 67-87, 2019. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/134707. Acesso em: 20 dez. 2022.
SUAIDEN, E. J.; LEITE, C. Dimensão social do conhecimento. In: TARAPANOFF, K. (Org.). Inteligência, informação e conhecimento em corporações. Brasília, DF; Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), 2006. p. 99-116. Disponível em: http://livroaberto.ibict.br/handle/1/465. Acesso em: 28 dez. 2022.
TARGINO, M. G. Comunicação científica: uma revisão de seus elementos básicos. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 10, n. 2, 2000. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/326/248. Acesso em: 29 dez. 2022.
THEIS, I. M. A Sociedade do Conhecimento realmente existente na perspectiva do desenvolvimento desigual. URBE. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 5, p. 133-148, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/urbe/a/b5hsS8jrLQTNG44w9sK3KBf/?lang=pt. Acesso em: 09 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.7213/urbe.7790
WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Information disorder: toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Council of Europe report, 2017.
ZIMAN, J. O homem e a ciência: conhecimento público. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1979.
Publicado
Como citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 João Rodrigo Santos Ferreira, Marynice de Medeiros Matos Autran, Edivanio Duarte de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.