INOVAÇÃO DIGITAL E INTERNACIONALIZAÇÃO DO NEGÓCIO

estudo de caso em uma empresa de cintas modeladoras Linfodreaening

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2024v10n2e-6683

Palavras-chave:

Inovação Digital, Transformação Digital, Internacionalização

Resumo

Diante de um cenário global altamente competitivo e repleto de incertezas, uma das soluções para as organizações pode ser composta não só pela inovação, mas também pela internacionalização e transformação digital do negócio. Estas, quando aliadas, potencializam os trabalhos da organização, agregam valor, aumentam lucros, geram maior competitividade e diminuem a dependência da empresa do mercado interno. Diante disto, o estudo objetivou identificar as contribuições das ações de inovação digital no processo de internacionalização de uma empresa que produz e comercializa cintas modeladoras linfodreaening, localizada no Sul de Santa Catarina. Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, e quanto aos fins, de caráter descritivo e explicativo, e, um estudo de caso, quanto aos meios de investigação. A coleta de dados primários ocorreu por meio de entrevista virtual com o auxílio de um roteiro semiestruturado aplicada com a proprietária da empresa. Para a análise dos resultados, optou-se pela análise de conteúdo. Os principais achados revelaram que o processo de internacionalização se iniciou no ano de 2019, meio que por acaso, quando, em função do aumento de vendas, a empreendedora encontrou uma oportunidade para exportar para Portugal. Inovações incrementais foram feitas em seus produtos para melhor aceitação no mercado internacional, assim como o emprego de novas tecnologias como ERP integrado, sistema de armazenamento de dados em nuvem, bancos digitais, e-commerce e vendas pelas redes sociais (Instagram e o Whatsapp). A inovação digital contribuiu ainda na questão de segurança, agilidade, comunicação e transparência que são repassadas ao cliente por meio de site seguro e plataformas de comunicação eficientes.

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Biografia do autor

Thainara Bianco Nunes

Acadêmica de Administração de Empresas - Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Elenice Padoin Juliani Engel

Formada em Administração de Empresas, com Especialização em Marketing e Propaganda, Mestrado em Educação e  Doutorado em Desenvolvimento Socioeconômico - PPGDS - UNESC. Possui ampla experiência profissional nas áreas de Gestão, Marketing e Comunicação, com atuação em empresas de pequeno e grande porte. Trabalha com processos educacionais no ensino superior a 20 anos, tendo coordenado vários cursos de graduação nas modalidades Presencial e a Distância, sendo também autora de material didático. Professora de cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu e Membro dos Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos de Administração, Marketing, Recursos Humanos e Processos Gerenciais. Atualmente é Gerente de Inovação e Empreendedorismo e Membro do Conselho Universitário da UNESC. Compõe também o banco de avaliadores do BASIs/INEP.

Júlio César Zilli, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC/UFSC. Professor de graduação e pós-graduação/UNESC. Líder do Laboratório Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais – LabGENINT/UNESC. Gerente do Programa de Qualificação para Exportação - Núcleo PEIEX Criciúma/Lages. Idealizador dos programas Prata da Casa e Programa de Imersão Empresarial – PRIME (PRIME Experience e PRIME Class). Membro do Laboratório Engenharia da Integração e Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional – ENGIN/UFSC.

 

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Publicado

01/02/2024

Como citar

BIANCO NUNES, T.; PADOIN JULIANI ENGEL, E.; ZILLI, J. C. INOVAÇÃO DIGITAL E INTERNACIONALIZAÇÃO DO NEGÓCIO: estudo de caso em uma empresa de cintas modeladoras Linfodreaening. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 2, p. e–6683, 2024. DOI: 10.21728/p2p.2024v10n2e-6683. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6683. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Inovação

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