REPOSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DO MODELO DE NEGÓCIO DO  SENAI-DISTRITO FEDERAL

resultados da aplicação da ferramenta FIVE-V

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2025v12n1e-7664

Palavras-chave:

inovação, FIVE-V, modelo de negocio

Resumo

Este artigo analisa o modelo de negócio do SENAI, à luz da ferramenta FIVE-V, com o objetivo de propor inovações orientadas à transformação digital, à industrialização e ao desenvolvimento sustentável do setor da construção civil e demais indústrias no Distrito Federal. A hipótese é que, apesar de existirem oportunidades relevantes para posicionar o SENAI como referência em educação profissional e serviços tecnológicos e de inovação voltados para a industrialização, há desafios como a baixa percepção do setor produtivo e limitações operacionais. A pergunta que orienta a pesquisa é: como aprimorar o modelo de negócio do SENAI para fortalecer sua atuação como vetor de inovação e competitividade industrial no DF? Para isso, foram registradas informações em nove espaços de inovações, contemplando a aplicabilidade da ferramenta FIVE-V; análise SWOT e seus cruzamentos; definição de eixos estratégicos de atuação; definição de vocações por unidade; mapa mental estratégico e construção de plano de ação integrado. Como resultado, propõe-se um modelo de negócio baseado nos principais temas relacionados à indústria 4.0, por meio de unidades vocacionadas, portifólio integrado (educação, tecnologia e inovação), processos otimizados por tecnologias digitais e articulação em rede com ecossistemas de inovação. A principal contribuição do artigo é demonstrar que a inovação em modelos de negócio em uma empresa sem fins lucrativos, como o SENAI, exige competências empreendedoras voltadas à visão estratégica, articulação interinstitucional e gestão de inovação e mudança.

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Biografia do Autor

  • Kallinny Dutra, SENAI/UNB

    Graduação em Engenharia Civil (2009) pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialização em MBA em Planejamento e Gestão Obras Públicas pelo Instituto De Pós-Graduação e Graduação, IPOG, Brasil (2022). Gerente de Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI DF.

  • Sônia Marise Salles Carvalho, UNB

    Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília; Professora, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil. Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991). Especialização em Metodologia do Ensino Superior (1990) e História Moderna e Contemporânea (1991). Graduação em História licenciatura (1983).

  • Tânia Cristina da Silva Cruz, UNB

    Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília; Professora, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.  Licenciada em Ciências Sociais e bacharel em Sociologia pela Universidade de Brasília - UnB (1998). Mestrado em Sociologia do Trabalho e Políticas Públicas (2001).

  • Tiago Magalhães Machado, UNB

    Graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário Social da Bahia (2011), graduação em Direito pela Universidade Católica do Salvador (2006), Mestre em Propriedade Intelectual, Transferência de tecnologia para Inovação (UNB) 2025. Atualmente é auditor pleno - Banco do Brasil - Direção Geral.

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Publicado

01-10-2025

Edição

Seção

Inovação Social, Economias Colaborativas e Sustentabilidade

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