Inteligência competitiva na Internet:um processo otimizado por agentes inteligentes

Autores

  • Helena Pereira da Silva Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v32i1.1025

Palavras-chave:

Inteligência competitiva, Internet, Monitoramento de fontes de informação, Agentes inteligentes

Resumo

Apresenta a proposta de um processo de inteligência competitiva (IC) na Internet, utilizando agentes inteligentes na tarefa de monitoramento de fontes de informação disponíveis na rede. O processo foi aplicado como projeto-piloto no Núcleo de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia de Informação (IGTI) da Universidade Federal de Santa Catarina. Em seguida, foi verificada a aplicabilidade em mais três estudos de caso. Pode-se afirmar que, pelos casos estudados, foi possível vislumbrar a possibilidade efetiva de utilização do processo proposto em diferentes tipos de organizações. Os resultados ainda confirmam, como proposta, a necessidade de formalização do uso da informação e do processo de gestão da informação nas organizações, bem como a automação do processo por meio de agentes inteligentes.

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Biografia do autor

Helena Pereira da Silva, Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia

Professora do Departamento de Documentação e Informação e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia

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Como citar

Silva, H. P. da. (2003). Inteligência competitiva na Internet:um processo otimizado por agentes inteligentes. Ciência Da Informação, 32(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v32i1.1025

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