Diretrizes aos Autores

Atualizada em abril de 2024

Diretrizes para submissão:

Composição autoral, independentemente da afiliação profissional e local de origem:

  • No caso de autoria individual, o autor deve possuir exclusivamente o título de Doutor;
  • Em caso de coautoria, é obrigatório que pelo menos um dos autores possua o título de doutor, enquanto os demais podem estar na condição de mestre ou doutorando;
  • No caso de autoria múltipla, é necessário apresentar a contribuição de cada autor para o documento conforme a taxonomia CRediT;
  • Submissões de mestres e graduados não são aceitos no periódico;
  • Todos os autores devem fornecer seu último nível de formação, endereço de e-mail e identificadores do Currículo Lattes e ORCID;
  • A identificação e a ordem dos autores devem ser fornecidas nos metadados do sistema OJS e no documento submetido;
  • Os autores devem respeitar o limite de APENAS UMA submissão por ano corrente ao reenviar seus manuscritos para o periódico Ciência da Informação.

Diretrizes adicionais

  • O conteúdo submetido está alinhado com o foco e escopo da revista, bem como suas políticas e normas editoriais.
  • A contribuição deve ser original e não estar sob avaliação para publicação em outro periódico. Se estiver sendo considerada em outra publicação, é necessário justificar essa situação nos "Comentários ao Editor". Por originalidade, entende-se que o documento científico NÃO está sendo avaliado por nenhum outro periódico.
  • Os textos submetidos em eventos científicos serão considerados desde que demonstrem melhorias significativas nas discussões e nos resultados. O autor deve fornecer todos os detalhes relevantes na seção "Comentários ao Editor".
  • No caso de preprints, o autor deve obrigatoriamente indicar em qual repositório confiável o documento está disponível e aderir às políticas editoriais do periódico Ciência da Informação - disponíveis em https://revista.ibict.br/ciinf/preprints.
  • • Caso o documento inclua dados de pesquisa, estes foram armazenados em repositórios públicos de gestão de dados. O autor deve fornecer todos os detalhes pertinentes em "Comentários ao Editor", se aplicável.
  • Os endereços eletrônicos devem estar corretos, atualizados e válidos, e devem ser devidamente incluídos nas referências, quando disponíveis.
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes adicionais e foi inserido no template correspondente.
  • O documento deverá ter a extensão mínima e máxima de páginas conforme o tipo de submissão (artigo científico; relato de experiência; estudo de caso; artigos de opinião; revisão de literatura, e recessão) e encaminhado como documento .doc ou .docx.
  • O título deve ser redigido no idioma original da submissão, expressando de forma clara e precisa o conteúdo geral do documento.
  • As palavras-chave e o resumo devem ser redigidos no idioma original da submissão e não podem exceder 200 (duzentas) palavras.
  • Os títulos das seções devem ser escritos em letras maiúsculas e em negrito, enquanto os subtítulos das seções devem ter apenas a primeira letra da primeira palavra em maiúscula e estar em negrito.
  • Os parágrafos do texto devem ter espaçamento de 1,5 entre linhas. Para citações longas (quatro linhas ou mais), notas de rodapé, fontes das figuras e outros detalhes, o espaçamento deve ser simples. Todo o texto deve ser justificado e apresentar um recuo de 1,25 cm a partir da margem esquerda no início de cada parágrafo.
  • Citações de até 3 (três) linhas devem ser incluídas no texto, entre aspas. Citações com mais de 3 linhas devem ser recuadas a partir do parágrafo, dispensando o uso de aspas.
  • As citações devem estar em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela NBR 10520:2023 da ABNT.
  • As referências devem seguir as normas estabelecidas pela NBR 6023:2018 da ABNT.
  • Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico.
  • Figuras, quadros, tabelas e citações foram encaminhadas com as traduções em inglês, espanhol e português em formato editável.
  • As ilustrações, gráficos, desenhos, quadros, tabelas e outros elementos visuais devem ser empregados apenas quando essenciais para a compreensão do texto, devendo ser posicionados o mais próximo possível do trecho em que são mencionados, com indicação da fonte utilizada. É preferível enviar as imagens em arquivos separados do texto, de preferência em alta resolução (400 dpi), nos formatos TIFF, EPS ou JPEG.
  • O arquivo contendo o texto do documento submetido deve ser anexado nos formatos .doc e .docx, conforme o Tipo de Submissão escolhido.

Responsabilidades do Autor de Contato Principal

O autor principal do texto científico deve ser responsável pela integridade e fidedignidade do conteúdo, incluindo o cumprimento do padrão editorial e padrão de redação do periódico.

A colaboração científica e interinstitucional é incentivada pelo periódico Ciência da Informação para a publicação de textos em coprodução, não limitando o número de autores no âmbito da autoria. O autor responsável pela submissão do texto deve ser indicado como contato principal, bem como deve garantir que toda a comunicação seja compartilhada aos demais coautores, antes, durante e depois da publicação. Deve garantir que os dados utilizados e descritos na pesquisa possam estar disponíveis no caso de serem solicitados.

O autor de contato principal é o responsável pela submissão do texto no sistema, que requer a criação de cadastro, e deve ser o indicado no momento da submissão do texto. O autor de contato principal é também o único responsável pela comunicação entre o periódico Ciência da Informação e os demais coautores.

Na submissão do texto, deve garantir que todos os coautores sejam incluídos corretamente na relação de autores, que a ordem em que aparecem foi a acordada por todos os autores e que todos estão cientes de que o artigo foi submetido. Também é de responsabilidade do autor de contato principal a verificação e correção de erros do artigo em nome de todos os autores. O autor de contato é responsável por todo o conteúdo da submissão, tanto no documento quanto nos metadados do sistema, incluindo verificar se os nomes, e-mails e afiliações de todos os coautores estão informados corretamente. Cabe destacar que o autor de contato principal não precisa ser o primeiro autor do artigo, pois seu papel é garantir que a comunicação entre o periódico e os demais coautores ocorra efetivamente.

Consórcio de autores

No caso de consórcio de autores, apenas o nome do consórcio deve ser incluído na lista de autores principais durante a submissão no sistema. Todos os participantes devem estar listados no texto, com as respectivas afiliações, em seção separada ao final do manuscrito (após as referências) sob o título ‘Consórcio’. Se for necessário incluir uma lista de membros do consórcio que não contribuíram diretamente para o documento, esta lista pode ser colocada como informações complementares ou nos agradecimentos, mas não deve constar na lista de autores principais.

Declaração de Contribuição dos Autores

É obrigatório incluir uma Declaração de Responsabilidade que especifique a contribuição de cada autor, que pode abranger e devem ser descritas como:

  1. Conceitualização: Ideias; formulação ou evolução de metas e objetivos abrangentes de pesquisa.
  2. Curadoria de dados: Atividades de gerenciamento para anotar (produzir metadados), limpar e manter dados de pesquisa (incluindo código de software, quando necessário para interpretar os próprios dados) para uso inicial e reutilização posterior.
  3. Análise de dados: Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar dados de estudos.
  4. Recebimento de financiamento: Aquisição do apoio financeiro para o projeto que deu origem a esta publicação.
  5. Pesquisa: Condução do processo de pesquisa e investigação, especificamente realizando os experimentos ou coleta de dados/evidências.
  6. Metodologia: Desenvolvimento ou desenho de metodologia; criação de modelos.
  7. Administração do projeto: Responsabilidade de direção e coordenação do planejamento e execução da atividade de pesquisa.
  8. Recursos (Disponibilização de ferramentas): Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos de computação ou outras ferramentas de análise.
  9. Software (Desenvolvimento, implementação e teste de software): Programação, desenvolvimento de software; concepção de programas de computador; implementação do código de computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existentes.
  10. Supervisão: Supervisão e responsabilidade de liderança pelo planejamento e execução da atividade de pesquisa, incluindo orientação externa à equipe principal.
  11. Validação (Validação de dados e experimentos): Verificação, seja como parte da atividade ou separadamente, da replicação/reprodutibilidade global de resultados/experiências e outros produtos de pesquisa.
  12. Visualização (Design da apresentação dos dados): Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, nomeadamente visualização/apresentação de dados.
  13. Redação do manuscrito original: Preparação, criação e/ou apresentação da obra publicada, designadamente redação inicial (incluindo tradução substantiva).
  14. Redação - revisão e edição: Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado pelos integrantes do grupo de pesquisa original, especificamente revisão crítica, comentário ou revisão – incluindo as etapas de pré ou pós-publicação.

Referência

CRediT. Disponível em: <https://credit.niso.org/>. Acesso em: 18 abr. 2024.