Submissões

Atualizada em abril de 2024

nova submissão

Cadastro no Sistema OJS

Todos os textos devem ser enviados por meio do Open Journal System (OJS), disponível no endereço: <https://revista.ibict.br/ciinf/about/submissions>. Os textos devem adotar o modelo de documento definido para o tipo de submissão desejada, disponível na seção específica (veja link para seções).

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de textos, bem como para acompanhar o processo editorial em andamento. Para tanto, é necessário acessar uma conta existente (https://revista.ibict.br/ciinf/login) ou cadastrar uma nova conta (https://revista.ibict.br/ciinf/user/register).

Condições para Submissão

O periódico Ciência da Informação aceita a submissão de documentos técnicos-científicos. Um documento técnico-científico, segundo os critérios estabelecidos pelo periódico, é uma publicação que possui autoria declarada e aborda discussões sobre ideias, métodos, técnicas, processos e resultados em diversas áreas do conhecimento, com foco principal em Ciência da Informação. Os tipos de documentos aceitos pelo periódico englobam: Artigos científicos, Relatos de experiência, Estudos de caso, Artigos de opinião, Revisão de literatura, Recensão, Entrevistas (por convite dos editores responsáveis).
Para submeter um documento ao periódico, é fundamental seguir as diretrizes condicionais no fluxo, nas políticas e nos normativos editoriais, todos detalhados em suas respectivas seções. Durante o desenvolvimento do processo, é imprescindível que o(s) autor(es) garanta(m) que sua submissão atenda a todos os critérios elencados a seguir.

  • Estar ciente e concordar com o fluxo, as políticas e os normativos editoriais do periódico Ciência da Informação.
  • Possuir exclusivamente o título de Doutor, no caso de autoria individual.
    • Submissões de mestres e graduados não são aceitas no periódico, exceto quando destinadas a um Dossiê Temático específico para este público.
  • Pelo menos um dos autores deve possuir o título de doutor, enquanto os demais podem estar na condição de mestre ou doutorando, em caso de coautoria.
  • É necessário apresentar a contribuição de cada autor para o documento de acordo com a taxonomia CRediT em casos de autoria múltipla, juntamente com a Declaração de Responsabilidade assinada por todos para a publicação.
  • Todos os autores devem fornecer seu último nível de formação, endereço de e-mail e identificadores do Currículo Lattes e ORCID.
    • As informações fornecidas para o cadastramento no periódico serão utilizadas exclusivamente para os propósitos dos serviços oferecidos por ele, não sendo compartilhadas para outros fins ou com terceiros.
  • A identificação, ordem e função dos autores devem ser incluídas nos metadados do sistema OJS e no próprio documento submetido.
  • Os autores devem respeitar o limite de APENAS UMA submissão por ano corrente ao reenviar seus documentos para o periódico Ciência da Informação.
  • O conteúdo submetido deve estar em conformidade com o escopo e escopo do periódico, bem como com seu fluxo editorial, políticas e diretrizes editoriais vigentes.
  • A contribuição deve ser original e não estar sob avaliação para publicação em outro periódico. Se estiver sendo considerada em outra publicação, é necessário justificar essa situação nos "Comentários ao Editor". Por originalidade, entende-se que o documento científico NÂO está sendo avaliado por nenhum outro periódico.
    • Os textos submetidos em eventos científicos serão considerados desde que demonstrem melhorias significativas nas discussões e nos resultados. O autor deve fornecer todos os detalhes relevantes na seção "Comentários ao Editor".
    • No caso de preprints, o autor deve obrigatoriamente indicar em qual repositório confiável o documento está disponível e aderir às políticas editoriais do periódico Ciência da Informação - disponíveis em https://revista.ibict.br/ciinf/preprints.
    • Caso o documento inclua dados de pesquisa, estes foram armazenados em repositórios públicos de gestão de dados. O autor deve fornecer todos os detalhes pertinentes em "Comentários ao Editor”. Ver a Política de Gestão de Dados.
  • Os endereços eletrônicos devem estar corretos, atualizados e válidos, e devem ser devidamente incluídos nas referências, quando disponíveis.
  • O documento deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes Adicionais, Guia de estilo científico e Guia de usuario de citações e referências, ilustrações, tabelas e quadros e foi inserido no template (Artigos científicos, Relatos de experiência, Estudos de caso, Artigos de opinião, Revisão de literatura, Recensão, Entrevistas (por convite dos editores responsáveis)).
  • O documento deverá ter a extensão mínima e máxima de páginas conforme o tipo de documento técnico-científico de submissão (artigo científico; relato de experiência; estudo de caso; artigos de opinião; revisão de literatura, e recessão) e encaminhado como documento .doc ou .docx.
    • Inserir todos os anexos necessários para a submissão. Exemplo: Declaração de Responsabilidade, Formulário de Conformidade em Ciência Aberta, Imagens em arquivos separados do texto, preferencialmente em alta resolução (400 dpi), etc.
    • Documentos submetidos de forma incompleta serão devolvidos ao autor para ajustes, seguindo o subprocesso de submissão e suas diretrizes. Caso as correções não sejam realizadas conforme as instruções, o documento será rejeitado.
  • Figuras, quadros, tabelas e citações devem ser encaminhadas com as traduções em inglês, espanhol e português em formato editável.
  • Foram utilizados ilustrações, gráficos, desenhos, quadros, tabelas, entre outros, somente quando indispensáveis para a compreensão do texto, posicionando-os o mais próximo possível do trecho em que são mencionados e indicando a fonte utilizada. Seguindo a diretriz, as imagens foram enviadas em arquivos separados do texto, de preferência em alta resolução (400 dpi), nos formatos TIFF, EPS ou JPEG.

Submissões que não estejam em conformidade com o fluxo, políticas e diretrizes editoriais do periódico Ciência da Informação serão rejeitadas.

Os documentos são publicados no idioma original da submissão, aceitando-se trabalhos em português (do Brasil e de Portugal), inglês ou espanhol, e são também traduzidos para os mesmos idiomas. Submissões em outras línguas não serão consideradas.

O periódico Ciência da Informação se reserva o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando o estilo do autor. As versões dos originais estarão disponíveis no sistema OJS, conforme as etapas do processo editorial.

O periódico Ciência da Informação pode solicitar documentos suplementares ou anexos adicionais para auxiliar na avalição, no embasamento teórico e metodológico, bem como possibilitar a replicação e reuso dos dados científicos para o avanço da Ciência.

Não são cobradas taxas de submissão, avaliação ou editoração.

Tipos de Documento técnico-científico a serem submetidos.

Artigo científico: Seção principal do periódico para textos originais sobre o desenvolvimento e resultados de pesquisa em Ciência da Informação. Mínimo de 15 e máximo de 30 páginas, incluindo as referências.

Revisão de Literatura: Seção específica para trabalhos de revisão de literatura originais no contexto da Ciência da Informação. Mínimo de 20 e máximo de 30 páginas, incluindo as referências.

Artigos de Opinião: Seção específica para trabalhos originais de opinião acerca de temas relacionados à área de Ciência da Informação. Mínimo de 10 e máximo de 20 páginas, incluindo as referências.

Estudos de Caso: Seção específica para apresentar trabalhos originais sobre uma determinada realidade a partir de um caso concreto. De 10 a 15 páginas, incluindo as referências.

Relatos de Experiência: Seção específica para comunicações originais sobre experiências vivenciadas e úteis à comunidade científica da Ciência da Informação. De 10 a 20 páginas, incluindo as referências.

Recensão: Compreende análises críticas de livros, de periódicos recentemente publicados, dissertações e teses. Mínimo de quatro e máximo de 10 páginas, incluindo as referências.

Entrevista: Seção específica para apresentar pesquisadores que tenham contribuído para o avanço da Ciência da Informação.