Submissões

Atualizada em abril de 2024

nova submissão

Cadastro no Sistema OJS

Todos os textos devem ser enviados por meio do Open Journal System (OJS), disponível no endereço: <https://revista.ibict.br/ciinf/about/submissions>. Os textos devem adotar o modelo de documento definido para o tipo de submissão desejada, disponível na seção específica (veja link para seções).

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de textos, bem como para acompanhar o processo editorial em andamento. Para tanto, é necessário acessar uma conta existente (https://revista.ibict.br/ciinf/login) ou cadastrar uma nova conta (https://revista.ibict.br/ciinf/user/register).

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores devem garantir que a submissão esteja em conformidade com todos os itens listados a seguir. Submissões que não atenderem às normas serão devolvidas aos autores.

  • No mínimo um dos autores detém o título de doutor.
  • O conteúdo submetido está alinhado com o foco e escopo da revista, bem como suas políticas e normas editoriais.
  • A identificação e a ordem dos autores foram fornecidas nos metadados do sistema OJS e no documento submetido.
  • Para textos com múltiplos autores, é imprescindível fornecer a contribuição de cada autor conforme a taxonomia CRediT, além da autorização individual de cada um para a publicação.
  • Os textos contêm o título, resumo e palavras-chave no idioma original da submissão.
  • A contribuição é original e não está sob avaliação para publicação em outro periódico. Se estiver sendo considerada em outra publicação, é necessário justificar essa situação nos "Comentários ao Editor". Por originalidade, entende-se que o documento científico NÃO está sendo avaliado por nenhum outro periódico..
  • Os textos submetidos em eventos científicos serão considerados desde que demonstrem melhorias significativas nas discussões e nos resultados. O autor deve fornecer todos os detalhes relevantes na seção "Comentários ao Editor".
  • No caso de preprints, o autor deve obrigatoriamente indicar em qual repositório confiável o documento está disponível e aderir às políticas editoriais do periódico Ciência da Informação - disponíveis em https://revista.ibict.br/ciinf/preprints.
  • Se o documento contém dados de pesquisa, estes foram depositados em repositórios públicos de gestão de dados. Se for o caso, o autor deve indicar todos os detalhes em "Comentários ao Editor".
  • Os endereços eletrônicos estão corretos, atualizados e válidos, e foram devidamente incluídos nas referências, quando disponíveis.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores e foi inserido no template correspondente.
  • Figuras, quadros, tabelas e citações foram encaminhadas com as traduções em inglês, espanhol e português em formato editável.
  • Foram utilizadas ilustrações, gráficos, desenhos, quadros, tabelas, entre outros, somente quando indispensáveis para a compreensão do texto, posicionando-os o mais próximo possível do trecho em que são mencionados e indicando a fonte utilizada. Seguindo a recomendação, as imagens foram enviadas em arquivos separados do texto, de preferência em alta resolução (400 dpi), nos formatos TIFF, EPS ou JPEG.

Submissões que não estejam em conformidade com as políticas editoriais e as diretrizes do periódico Ciência da Informação serão rejeitadas.

Os textos são publicados no idioma original da submissão, aceitando-se trabalhos em português, inglês ou espanhol, e são também traduzidos para os mesmos idiomas. Submissões em outras línguas não serão consideradas.

O periódico Ciência da Informação se reserva o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando o estilo do autor. As versões dos originais estão disponíveis no sistema conforme as etapas do processo editorial.

O periódico Ciência da Informação pode solicitar documentos suplementares ou anexos adicionais para auxiliar na avalição, no embasamento teórico e metodológico, bem como possibilitar a replicação e reuso dos dados científicos para o avanço da Ciência.

Não são cobradas taxas de submissão, avaliação ou editoração.

Tipos de Submissão 

Artigo: Seção principal do periódico para textos originais sobre o desenvolvimento e resultados de pesquisa em Ciência da Informação. Mínimo de 15 e máximo de 30 páginas, incluindo as referências.

Revisão de Literatura: Seção específica para trabalhos de revisão de literatura originais no contexto da Ciência da Informação. Mínimo de 20 e máximo de 30 páginas, incluindo as referências.

Artigo de Opinião: Seção específica para trabalhos originais de opinião acerca de temas relacionados à área de Ciência da Informação. Mínimo de 10 e máximo de 20 páginas, incluindo as referências.

Estudo de Caso: Seção específica para apresentar trabalhos originais sobre uma determinada realidade a partir de um caso concreto. De 10 a 15 páginas, incluindo as referências.

Relato de Experiência: Seção específica para comunicações originais sobre experiências vivenciadas e úteis à comunidade científica da Ciência da Informação. De 10 a 20 páginas, incluindo as referências.

Recensão: Compreende análises críticas de livros, de periódicos recentemente publicados, dissertações e teses. Mínimo de quatro e máximo de 10 páginas, incluindo as referências.

Entrevista: Seção específica para apresentar pesquisadores que tenham contribuído para o avanço da Ciência da Informação.