Fluxo Editorial

atualizado em abril de 2024

Processo editorial do periódico

Ciência da Informação

Figura 1 - Macroprocesso editorial do periódico Ciência da Informação
Macroprocesso editorial da revista
Fonte: SEDIT/Ibict 2023

Cadastro

Antes de realizar o envio de qualquer submissão, é importante que os autores conheçam as normas editoriais vigentes.

Em seguida, devem escolher o tipo de documento e a seção para submissão e adotar modelo disponível para download na descição da seção específica.

Finalmente, para realizar a submissão, devem realizar o cadastro no sistema, caso não possua e não seja um autor regular do periódico.

Submissão

A submissão em si é um processo externo à equipe editorial, cujos atores são: autores e colaboradores de dossiês e editores.

Para realizar uma submissão ao periódico, é necessário seguir as orientações disponíveis nas orientações de submissão:

  • Políticas Editoriais
  • Diretrizes para autores
  • Guia de estilo científico
  • Guia de usuario de citações e referências, ilustrações, tabelas e quadros
  • Guia de usuário de como submeter um documento ao periódico

O periódico aceita os seguintes tipos de submissão:

  1. Submissão regular em fluxo contínuo;
  2. Submissão para Dossiê Temático - Os editores responsáveis reservam-se o direito de decidir se os dossiês temáticos serão traduzidos para português, inglês ou espanhol. Essa decisão é tomada durante a avaliação dos documentos científicos aprovados para publicação. 
  3. Submissão para Dossiê de Evento

    A submissão em dossiê de evento segue o processo editorial do periódico Ciência da Informação, em seu subprocesso Submissão – Dossiê de Evento. Este ocorre conforme delineado abaixo:

    • Recebimento da Proposição do Evento: O proponente interessado em desenvolver um número especial com um dossiê de evento, envia a Proposição de Dossiê de Evento, seguindo o fluxo, políticas e diretrizes editoriais do periódico e o modelo estabelecido, disponível no site do periódico na seção Documentos – Proposição de Dossiês.
    • Avaliação da Proposta: A proposição recebida passa por uma criteriosa avaliação realizada pelos Editores Responsáveis, Editores Científicos Convidados e pelo Conselho Editorial do periódico. Nesse processo, são analisados aspectos como qualidade, originalidade, relevância e viabilidade da proposta para decidir sua aceitação.
    • Aceitação da Proposta: Após a avaliação, a proposta selecionada é aceita e o proponente é notificado. Nesta etapa, são fornecidas e alinhadas orientações adicionais sobre o procedimento de submissão de documentos científicos para o dossiê do evento.
    • Convite para Submissão: O proponente emite convites aos autores para submeterem seus documentos científcicos ao dossiê, seguindo estritamente as diretrizes fornecidas pelo periódico.
    • Avaliação e Publicação: Os documentos submetidos passam por avaliação realizada por um editor científico convidado do periódico, juntamente com os avaliadores especialistas no tema do dossiê, conforme indicado pelo proponente e alinhado em sua aceitação. Esse processo segue o Subprocesso de Avaliação do periódico: análise preliminar e avaliação por duplo-cego. Após essa avaliação e sendo aprovados, os documentos seguem para normalização; revisão gramatical; tradução para português, inglês e espanhol (dependendo de decisão editorial); diagramação; leitura de prova; desenvolvimento de podcast e publicação, seja digital, impressa ou ambas, como parte de um número especial do periódico.
    • Observação: Os editores reservam-se o direito de decidir se os dossiês serão traduzidos para português, inglês ou espanhol, durante a análise dos documentos recebidos para publicação.

Os tipos de documentos científicos aceitos pelo periódico, cujos modelos estão na seção Documentos, são:

  1. Artigos científicos
  2. Relatos de experiência
  3. Estudos de caso
  4. Artigos de opinião
  5. Revisão de literatura
  6. Recensão
  7. Resenhas
  8. Entrevistas (por convite dos editores responsáveis)
  9. Artigo de revisão

Análise preliminar

A análise preliminar da submissão é um processo interno à equipe editorial, e consiste nas seguintes etapas

  1. Análise de formato: identifica se o docmento adota os modelos disponíveis pelo periódico e se está adequado às normas editoriais vigentes (citações, referências, figuras, quadros, tabelas, gráficos, tipologia e margens, entre outros) por tipo de documento, gerando também um relatório de similaridade por meio do iTthenticate (máximo permitido de 40%);
  2. Avaliação preliminar de foco e escopo: analisa o documento face ao relatório de simliridade, identificando a adequação do texto à linha editorial, código de ética e qualidade científica de forma geral, realizado por Editor Científico Convidado, que, após a análise, identificará se o artigo está apto para ser enviado à avaliação pelos pares (os quais sugerirá à equipe editorial) ou se outras providências precisam ser tomadas.

OBS.: É importante salientar que, devido ao fato do sistema OJS NÃO contemplar um processo editorial completo ou personalizável conforme a necessidade da publicação, a análise preliminar, assim como outras etapas do processo serão realizadas usando a ferramenta "avaliação" disponível no sistema, pois é a única que possui controles temporais de atividade. Isto implica que a maioria dos atores no sistema serão cadastrados, em algum momento, com o papel de "avaliador", mesmo que a atividade específica não seja de "avaliação pelos pares cega".

Designação de avaliadores

A designação de avaliadores é uma etapa fundamental do processo editorial, sendo um processo interno da equipe editorial. É iniciado peo Editor que designa os avaliadores indicados pelos Editores Científicos Convidados ou pares com currículo e experiência semelhante, de acordo com as normas editoriais vigentes para evitar conflitos de interesse ou endogenia. A avaliação pelos pares é cega, sem a identificação de autores ou avaliadores.

Avaliação pelos pares

A avaliação pelos pares é, na sua maior parte, uma atividade externa à equipe editorial, pois depende de pesquisadores e especialistas selecionados das unidades de pesquisa e instituições de ensino superior relacionadas ao foco e escopo do periódico.

A pesquisa científica deve buscar ser imparcial e tornar o processo duplo-cego é um ponto, dentre outros, necessário para garantir a imparcialidade e isenção do avaliador perante a pesquisa, embora é notório que é possível descobrir a autoria caso se conheça muito bem a área e a temática.

O processo de avaliação envolve a designação de até três avaliadores ad hoc simultaneamente para uma submissão, o que permitirá uma decisão editorial imparcial. Infelizmente, o prazo mínimo para uma avaliação é de 15 a 30 dias, dependendo da disponibilidade de avaliadores em relação à temática da submissão.

Editoração

A editoração é um processo parcialmente interno à equipe editorial, pois várias etapas podem ser realizadas por profissionais externos e, ao final de cada etapa, os autores são comunicados e devem aprovar as versões finais dos documentos para seguir dar seguimento ao processo. As etapas do processo são:

  1. Normalização
  2. Revisão gramatical
  3. Tradução (português, inglês e espanhol)
  4. Diagramação

Leitura de prova

A leitura de prova é uma etapa fundamental para garantir a qualidade do que é publicado pelo periódico. Após a aprovação das versões finais originais dos documentos por parte dos autores, este documentos são diagramados. Porém, é necessário realizar um pente fino para identificar possíveis detalhes que possam interferir na leitura do documento. Além da revisão interna, os autores recebem os documentos para aprovação. Somente após o envio dos documentos de aprovação assinados pelos autores os documentos serão encaminhados para publicação.

Desenvolvimento de podcast

Enquanto a fase final dos documentos é produzida, documentos aprovados para publicação em uma edição são escolhidos para fazer parte do podcast do periódico. Esta é uma nova ação e processo interno do periódico para aumentar o impacto e divulgação do material publicado.

Publicação

Após a aprovação de todos os documentos finais para publicação, os documentos são inseridos no sistema e designados à edição específica (o que pode ocorrer a qualquer tempo!). Quando a edição está finalmente completa, com editorial, artigos, expediente e capa, ela é publicada e divulgada pelo sistema, e nas redes institucionais.

Caso haja interesse e disponibilidade orçamentária, serão produzidas edições impressas.