Fluxo Editorial
atualizado em abril de 2024
Processo editorial do periódico
Ciência da Informação
Figura 1 - Macroprocesso editorial do periódico Ciência da Informação
Fonte: SEDIT/Ibict 2023
Cadastro
Antes de realizar o envio de qualquer submissão, é importante que os autores conheçam as normas editoriais vigentes.
Em seguida, devem escolher o tipo de documento e a seção para submissão e adotar modelo disponível para download na descição da seção específica.
Finalmente, para realizar a submissão, devem realizar o cadastro no sistema, caso não possua e não seja um autor regular do periódico.
Submissão
A submissão em si é um processo externo à equipe editorial, cujos atores são: autores e colaboradores de dossiês e editores.
Para realizar uma submissão ao periódico, é necessário seguir as orientações disponíveis nas orientações de submissão:
- Políticas Editoriais
- Diretrizes para autores
- Guia de estilo científico
- Guia de usuario de citações e referências, ilustrações, tabelas e quadros
- Guia de usuário de como submeter um documento ao periódico
O periódico aceita os seguintes tipos de submissão:
- Submissão regular em fluxo contínuo;
- Submissão para Dossiê Temático - Os editores responsáveis reservam-se o direito de decidir se os dossiês temáticos serão traduzidos para português, inglês ou espanhol. Essa decisão é tomada durante a avaliação dos documentos científicos aprovados para publicação.
- Submissão para Dossiê de Evento
A submissão em dossiê de evento segue o processo editorial do periódico Ciência da Informação, em seu subprocesso Submissão – Dossiê de Evento. Este ocorre conforme delineado abaixo:
- Recebimento da Proposição do Evento: O proponente interessado em desenvolver um número especial com um dossiê de evento, envia a Proposição de Dossiê de Evento, seguindo o fluxo, políticas e diretrizes editoriais do periódico e o modelo estabelecido, disponível no site do periódico na seção Documentos – Proposição de Dossiês.
- Avaliação da Proposta: A proposição recebida passa por uma criteriosa avaliação realizada pelos Editores Responsáveis, Editores Científicos Convidados e pelo Conselho Editorial do periódico. Nesse processo, são analisados aspectos como qualidade, originalidade, relevância e viabilidade da proposta para decidir sua aceitação.
- Aceitação da Proposta: Após a avaliação, a proposta selecionada é aceita e o proponente é notificado. Nesta etapa, são fornecidas e alinhadas orientações adicionais sobre o procedimento de submissão de documentos científicos para o dossiê do evento.
- Convite para Submissão: O proponente emite convites aos autores para submeterem seus documentos científcicos ao dossiê, seguindo estritamente as diretrizes fornecidas pelo periódico.
- Avaliação e Publicação: Os documentos submetidos passam por avaliação realizada por um editor científico convidado do periódico, juntamente com os avaliadores especialistas no tema do dossiê, conforme indicado pelo proponente e alinhado em sua aceitação. Esse processo segue o Subprocesso de Avaliação do periódico: análise preliminar e avaliação por duplo-cego. Após essa avaliação e sendo aprovados, os documentos seguem para normalização; revisão gramatical; tradução para português, inglês e espanhol (dependendo de decisão editorial); diagramação; leitura de prova; desenvolvimento de podcast e publicação, seja digital, impressa ou ambas, como parte de um número especial do periódico.
- Observação: Os editores reservam-se o direito de decidir se os dossiês serão traduzidos para português, inglês ou espanhol, durante a análise dos documentos recebidos para publicação.
Os tipos de documentos científicos aceitos pelo periódico, cujos modelos estão na seção Documentos, são:
- Artigos científicos
- Relatos de experiência
- Estudos de caso
- Artigos de opinião
- Revisão de literatura
- Recensão
- Resenhas
- Entrevistas (por convite dos editores responsáveis)
- Artigo de revisão
Análise preliminar
A análise preliminar da submissão é um processo interno à equipe editorial, e consiste nas seguintes etapas
- Análise de formato: identifica se o docmento adota os modelos disponíveis pelo periódico e se está adequado às normas editoriais vigentes (citações, referências, figuras, quadros, tabelas, gráficos, tipologia e margens, entre outros) por tipo de documento, gerando também um relatório de similaridade por meio do iTthenticate (máximo permitido de 40%);
- Avaliação preliminar de foco e escopo: analisa o documento face ao relatório de simliridade, identificando a adequação do texto à linha editorial, código de ética e qualidade científica de forma geral, realizado por Editor Científico Convidado, que, após a análise, identificará se o artigo está apto para ser enviado à avaliação pelos pares (os quais sugerirá à equipe editorial) ou se outras providências precisam ser tomadas.
OBS.: É importante salientar que, devido ao fato do sistema OJS NÃO contemplar um processo editorial completo ou personalizável conforme a necessidade da publicação, a análise preliminar, assim como outras etapas do processo serão realizadas usando a ferramenta "avaliação" disponível no sistema, pois é a única que possui controles temporais de atividade. Isto implica que a maioria dos atores no sistema serão cadastrados, em algum momento, com o papel de "avaliador", mesmo que a atividade específica não seja de "avaliação pelos pares cega".
Designação de avaliadores
A designação de avaliadores é uma etapa fundamental do processo editorial, sendo um processo interno da equipe editorial. É iniciado peo Editor que designa os avaliadores indicados pelos Editores Científicos Convidados ou pares com currículo e experiência semelhante, de acordo com as normas editoriais vigentes para evitar conflitos de interesse ou endogenia. A avaliação pelos pares é cega, sem a identificação de autores ou avaliadores.
Avaliação pelos pares
A avaliação pelos pares é, na sua maior parte, uma atividade externa à equipe editorial, pois depende de pesquisadores e especialistas selecionados das unidades de pesquisa e instituições de ensino superior relacionadas ao foco e escopo do periódico.
A pesquisa científica deve buscar ser imparcial e tornar o processo duplo-cego é um ponto, dentre outros, necessário para garantir a imparcialidade e isenção do avaliador perante a pesquisa, embora é notório que é possível descobrir a autoria caso se conheça muito bem a área e a temática.
O processo de avaliação envolve a designação de até três avaliadores ad hoc simultaneamente para uma submissão, o que permitirá uma decisão editorial imparcial. Infelizmente, o prazo mínimo para uma avaliação é de 15 a 30 dias, dependendo da disponibilidade de avaliadores em relação à temática da submissão.
Editoração
A editoração é um processo parcialmente interno à equipe editorial, pois várias etapas podem ser realizadas por profissionais externos e, ao final de cada etapa, os autores são comunicados e devem aprovar as versões finais dos documentos para seguir dar seguimento ao processo. As etapas do processo são:
- Normalização
- Revisão gramatical
- Tradução (português, inglês e espanhol)
- Diagramação
Leitura de prova
A leitura de prova é uma etapa fundamental para garantir a qualidade do que é publicado pelo periódico. Após a aprovação das versões finais originais dos documentos por parte dos autores, este documentos são diagramados. Porém, é necessário realizar um pente fino para identificar possíveis detalhes que possam interferir na leitura do documento. Além da revisão interna, os autores recebem os documentos para aprovação. Somente após o envio dos documentos de aprovação assinados pelos autores os documentos serão encaminhados para publicação.
Desenvolvimento de podcast
Enquanto a fase final dos documentos é produzida, documentos aprovados para publicação em uma edição são escolhidos para fazer parte do podcast do periódico. Esta é uma nova ação e processo interno do periódico para aumentar o impacto e divulgação do material publicado.
Publicação
Após a aprovação de todos os documentos finais para publicação, os documentos são inseridos no sistema e designados à edição específica (o que pode ocorrer a qualquer tempo!). Quando a edição está finalmente completa, com editorial, artigos, expediente e capa, ela é publicada e divulgada pelo sistema, e nas redes institucionais.
Caso haja interesse e disponibilidade orçamentária, serão produzidas edições impressas.