Histórico do periódico


CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, HISTÓRICO DO PERIÓDICO DO IBICT

Marta Lígia Pomim Valentim e Polyana Gentil Penna, março de 2024

 

No âmbito da Ciência da Informação brasileira, o periódico Ciência da Informação, publicado em 1972, representa um marco pioneiro para área. Vinculado inicialmente ao Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD), atualmente conhecido como Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). A iniciativa de publicação foi motivada pela implementação do primeiro Mestrado em Ciência da Informação do Brasil e da América Latina, realizado pelo IBBD em 1970. O principal objetivo do periódico era disseminar a produção científica nacional nesse campo, bem como os resultados do referido mestrado[1], conforme destacado por Hagar Espanha Gomes, editora e diretora do IBBD na época (Hagar, 1996).

Inicialmente, a publicação era semestral (de 1972 a 1991). Ao longo desse primeiro período foram lançados 38 fascículos, passando a ser quadrimestral a partir de 1992. Até o ano de 2023, quando celebrou seus 51 anos, foram publicadas 134 edições contendo trabalhos que abrangem diversas subáreas do conhecimento em Ciência da Informação, com a contribuição de autores de diversos países.

No ano de 2023, o periódico alcançou grandes conquistas. Em sua última avaliação Qualis Capes da Capes, referente ao período de 2017-2020, seu estrato foi elevado de B1 para A4. Além disso, mantendo seu pioneirismo, lançou uma edição trilíngue; abrangendo os idiomas português, inglês e espanhol. Essa iniciativa representou uma mudança integral em seu processo editorial, visando enfrentar os desafios associados à criação, revisão e publicação de conteúdo em três idiomas distintos. Esse feito representa um marco significativo na história da Ciência da Informação brasileira, ao ser a primeira vez que um periódico dessa área lança uma edição trilíngue, tornando efetivamente a produção científica nacional nesse campo acessível e compreensível em todo o mundo. Com o intuito de promover a acessibilidade e oferecer uma plataforma versátil para a divulgação científica em Ciência da Informação, surge o podcast revista Ciência da Informação: FALA. Neste espaço, os pesquisadores têm a oportunidade de compartilhar suas descobertas, ideias e paixão pela área com um público amplo e diversificado por meio do resumo de seus artigos, redigidos como texto de divulgação científica. Essa iniciativa amplia os canais de disseminação do conhecimento científico na área ao integrar o escopo de publicação do periódico.

 


Referências

[1] GOMES, Hagar E. Entrevista a Lena Vania R. Pinheiro. Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 3, p. 292-295, set./dez.1996. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/624/627. Acesso em: 03 abr. 2024.