Normas Editoriais Adicionais
As Normas Editoriais Adicionais da revista Ciência da Informação foram estabelecidas com o objetivo de garantir a qualidade, a integridade e a padronização dos trabalhos submetidos, alinhando-se às melhores práticas editoriais e científicas. Estas diretrizes complementam as políticas gerais do periódico, fornecendo orientações detalhadas sobre aspectos formais, éticos e técnicos que devem ser observados pelos autores durante a preparação e submissão de seus manuscritos.
Neste texto, são abordados critérios específicos relacionados à formatação, estrutura, originalidade, gestão de dados, uso de elementos visuais e referências, entre outros aspectos essenciais para a submissão de trabalhos à Ciência da Informação. Recomenda-se que os autores leiam atentamente estas diretrizes antes de submeterem seus manuscritos, a fim de evitar inconsistências que possam resultar em atrasos ou na não aceitação dos trabalhos.
Sendo elas:
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O conteúdo submetido está alinhado ao foco e escopo da revista Ciência da Informação, bem como às suas políticas e normas editoriais.
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A contribuição deve ser original e não pode estar sob avaliação para publicação em outro periódico. Caso o trabalho esteja sendo considerado por outra publicação, essa situação deve ser justificada nos "Comentários ao Editor". Originalidade implica que o documento científico NÃO está sob avaliação por nenhum outro periódico.
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Textos apresentados previamente em eventos científicos podem ser considerados, desde que demonstrem melhorias significativas nas discussões e nos resultados. O autor deve fornecer todos os detalhes relevantes na seção "Comentários ao Editor".
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No caso de preprints, o autor deve indicar obrigatoriamente o repositório confiável onde o documento está disponível e aderir às políticas editoriais da Ciência da Informação—disponíveis em https://revista.ibict.br/ciinf/preprints.
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Caso o documento inclua dados de pesquisa, estes devem ter sido armazenados em repositórios públicos de gestão de dados. O autor deve fornecer todos os detalhes pertinentes nos "Comentários ao Editor" (ver Política de Gestão de Dados).
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Os endereços eletrônicos devem estar corretos, atualizados e válidos, e devem ser incluídos corretamente nas referências, quando disponíveis.
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O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes Adicionais e deve ser formatado utilizando o template correspondente.
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O documento deve respeitar os limites mínimos e máximos de páginas de acordo com o tipo de submissão (artigo científico, relato de experiência, estudo de caso, artigo de opinião, revisão de literatura ou resenha).
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O título deve ser redigido no idioma original da submissão, expressando de forma clara e precisa o conteúdo geral do documento.
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As palavras-chave e o resumo devem ser redigidos no idioma original da submissão e não podem exceder 300 (trezentas) palavras.
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Os títulos das seções devem ser escritos em letras maiúsculas e em negrito, enquanto os subtítulos das seções devem ter apenas a primeira letra da primeira palavra em maiúscula e estar em negrito.
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O tamanho do papel deve ser A4, com margens superior, inferior e esquerda de 3 cm e margem direita de 2 cm.
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Os parágrafos devem ter espaçamento de 1,5 entre linhas. Para citações longas (quatro linhas ou mais), notas de rodapé, fontes das figuras e outros detalhes, o espaçamento deve ser simples. Todo o texto deve ser justificado e ter um recuo de 1,25 cm a partir da margem esquerda no início de cada parágrafo.
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Citações de até 3 (três) linhas devem ser incluídas no texto, entre aspas. Citações com mais de 3 linhas devem ser recuadas em relação ao parágrafo, sem o uso de aspas.
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As citações devem estar em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela ABNT NBR 10520:2023.
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As referências devem seguir as normas estabelecidas pela ABNT NBR 6023:2018.
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Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico.
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Figuras, tabelas, quadros e citações devem ser enviados com as traduções em inglês, espanhol e português, em formato editável.
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Ilustrações, gráficos, desenhos, tabelas e outros elementos visuais devem ser utilizados apenas quando essenciais para a compreensão do texto. Eles devem ser posicionados o mais próximo possível da seção em que são mencionados, com a devida atribuição da fonte. Preferencialmente, as imagens devem ser enviadas em arquivos separados do texto, de preferência em alta resolução (400 DPI), nos formatos .TIFF, .EPS ou .JPEG.
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O arquivo contendo o documento submetido deve ser anexado nos formatos .DOC ou .DOCX.