Política de Preprints

O periódico Ciência da Informação estabeleceu um conjunto de diretrizes e regras que regulam a publicação de preprints de documentos científicos. De acordo com a ASAbio, preprint é:

  • “[...] um manuscrito científico completo que é depositado pelos autores em um servidor público. O preprint contém dados e metodologias completos; é frequentemente o mesmo manuscrito que está sendo submetido a um periódico [...]. Depois de uma breve inspeção de controle de qualidade para garantir que o trabalho é de natureza científica, o manuscrito do autor é publicado na Web dentro de aproximadamente um dia sem passar por avaliação pelos pares e pode ser visualizado gratuitamente por qualquer pessoa no mundo. Com base no feedback e/ou novos dados, novas versões do seu preprint podem ser submetidas; no entanto, versões anteriores do preprint também são mantidas. Os servidores de preprint permitem que os cientistas controlem diretamente a disseminação de seu trabalho na comunidade científica mundial. Na maioria dos casos, o mesmo trabalho publicado como preprint também é submetido para avaliação por pares em um periódico. Assim, os preprint (rápidos, mas não validados através de peer review) e a publicação de periódicos (lentos, mas validados por meio de peer-review) funcionam em paralelo como um sistema de comunicação para a pesquisa científica (colocar a citação)”.

O manuscrito, reconhecido como um documento científico conforme as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), adere às normas estabelecidas pela ABNT NBR 6022:2018. Esta norma estabelece os elementos essenciais para a elaboração de documentos em publicações periódicas científicas impressas ou eletrônicas. Inclui elementos como título, autor(es), resumo, palavras-chave, introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusão e referências bibliográficas. Além disso, a ABNT também disponibiliza outras normas relacionadas à formatação de documentos científicos, como a NBR 6023:2018 para referências bibliográficas e a NBR 10520:2002 para citações em documentos, que asseguram a padronização na apresentação e na comunicação de informações científicas.

Aceitação de Preprint de Documentos Científicos

  • Os preprints de documentos científicos devem ser indexados em repositórios de preprints confiáveis como, por exemplo, o SciELO Preprints;
  • Afiliação institucional de todos os autores;
  • Último nível de formação, endereço eletrônico e identificações do Currículo Lattes e ORCID;
  • Pelo menos um autor deve ter o título de doutor (define-se autor como a pessoa física responsável pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento);
  • Para textos com múltiplos autores, é imprescindível fornecer a contribuição de cada autor conforme a taxonomia CRediT, além da autorização individual de cada um para a publicação.
  • Os preprints de documentos científicos mesmo que indexados em repositórios de preprints confiáveis e seguindo as premissas supracitadas, serão submetidos a todo o processo editorial do periódico Ciência da Informação, isto é, análise preliminar, pela moderação dos editores responsáveis e pelo processo de avaliação por pares, se aceita a submissão. 
  • Ao submeter um documento previamente depositado como preprint, o(s) autor(es) deve fornecer à Ciência da Informação, por meio do campo "Comentários aos Editores", informações sobre a data de depósito, URL e DOI do documento, gerados durante o depósito.

Os preprints de documentos científicos submetidos ao periódico Ciência da Informação são submetidos a duas etapas de avaliação para determinar sua admissibilidade. A primeira etapa, aplicável a todos os preprints, envolve uma análise preliminar realizada pelos Editores Científicos Convidados da revista. Nessa fase, são verificados aspectos como a aprovação em comitê de ética, quando necessário, assinatura de todo(s) o(s) autor(es) do Formulário de Conformidade de Ciência Aberta, a utilização do template adequado ao tipo de submissão, questões de similaridade, autoria, originalidade, qualidade dos metadados fornecidos e conformidade com os critérios técnicos estabelecidos nas políticas e normas editoriais. Na segunda etapa, os editores responsáveis da Ciência da Informação realizam uma moderação, na qual avaliam a análise preliminar e determinam se o documento científico é apropriado para aceitação na submissão do periódico e posterior encaminhamento para avaliação por pares.

Atribuição de Direitos Autorais aos Preprint

O documento científico do tipo preprint deve seguir os princípios da licença Creative Commons CC BY (Atribuição) utilizado pelo periódico Ciência da Informação. A licença Creative Commons CC BY (Atribuição) possibilita que outros distribuam, remixem, adaptem e construam a partir do documento científico, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao autor(es) original(is). Isso significa que qualquer pessoa pode usar, modificar e compartilhar a pesquisa, desde que forneça apropriada atribuição ao autor original.

Normas de Conduta Ética em Relação aos Preprints

  • Originalidade: os preprints de documentos científicos devem apresentar resultados originais e não publicados anteriormente em outros canais e/ou mídias.
  • Atribuição correta: o autor deve garantir que todas as fontes de dados, informações e contribuições sejam devidamente atribuídas e citadas.
  • Consentimento informado: se a pesquisa envolver seres humanos ou animais, o autor deve obter o consentimento informado e seguir as diretrizes éticas apropriadas.
  • Plágio: o autor deve evitar o plágio em qualquer de seus tipos, garantindo que todo o conteúdo seja original ou devidamente citado.
  • Conflitos de interesse: o autor deve divulgar qualquer tipo de conflito de interesse que possa influenciar os resultados ou a interpretação dos dados.
  • Precisão e exatidão: o autor deve garantir que todas as informações apresentadas sejam precisas e corretas.
  • Respeito aos direitos autorais: o autor deve respeitar os direitos autorais de terceiros e obter permissão quando necessário para reproduzir materiais protegidos por direitos autorais.
  • O periódico Ciência da Informação recomenda a publicação dos dados ou códigos de computador que sustentam os estudos relatados nos documentos submetidos para avaliação e publicação. Essa recomendação inclui a publicação desses elementos em conformidade com os Princípios FAIR, além do depósito em repositórios dedicados de dados de pesquisa ou código aberto, sejam eles institucionais ou genéricos, como Bitbucket, GitHub e Zenodo. Para obter mais informações e explorar outras opções de repositórios, recomendamos consultar o Registry of Research Data Repositories.

Relação com o Periódico Ciência da Informação

O preprint de documento científico enviado ao periódico Ciência da Informação não pode ser simultaneamente submetido a outro periódico, ou seja, o aceite de preprint de documento científico está condicionado a SUBMISSÃO EXCLUSIVA no periódico Ciência da Informação até a conclusão de sua avaliação.

O preprint de um documento científico permanece sempre disponível como tal no periódico Ciência da Informação. Após sua aprovação no processo de avaliação por pares, o preprint ao ser publicado no periódico Ciência da Informação disponibilizará o DOI da publicação que deverá ser informado ao repositório confiável no qual originalmente foi publicado.

Plataformas de Hospedagem de Preprints de Documentos Científicos

São aceitos os preprints depositados em repositórios dedicados abertos/não-comerciais, o periódico aceita os seguintes repositórios confiáveis de preprints:

Atualização e Revisão da Política de Preprints

Os Editores Responsáveis pelo periódico Ciência da Informação se reservam o direito de revisar e atualizar a política de preprints, conforme necessário e no intuito de refletir sobre as boas práticas e evolução do campo acadêmico.

 

Referências

DE, P. EM D. Guia para Publicação Contínua de artigos em periódicos indexados no SciELO. Disponível em: <https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia_pc.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2024.

Preprint resource center. Disponível em: <http://asapbio.org/preprint-info>. Acesso em: 18 abr. 2024.