Taxonomia CRediT (Taxonomia de Contribuições de Autoria)

Taxonomia CRediT (Taxonomia de Contribuições de Autoria)

A Taxonomia CRediT (Contributor Roles Taxonomy) é uma estrutura de classificação abrangente que compreende 14 papéis distintos, cada um representando as funções típicas desempenhadas por colaboradores na criação de trabalhos acadêmicos e científicos. Esses papéis descrevem as contribuições específicas e individuais de cada autor para a pesquisa, permitindo uma representação detalhada e transparente das suas participações no processo de produção do conhecimento.

A finalidade primordial da Taxonomia CRediT é promover a transparência em relação às contribuições individuais dos autores em trabalhos científicos, facilitando melhorias nos sistemas de atribuição, reconhecimento e prestação de contas. É importante ressaltar que um único colaborador pode desempenhar mais de um papel na criação de uma obra, e a CRediT oferece uma estrutura para capturar essa multiplicidade de contribuições de forma clara e sistemática. Essa abordagem contribui para a integridade acadêmica e para a justa atribuição de créditos aos autores.

A seguir, são apresentados os 14 papéis da Taxonomia CRediT, com suas respectivas definições:

  1. Conceptualization (Conceituação): Ideia, formulação ou evolução de objetivos abrangentes da pesquisa.

  2. Data curation (Curadoria de dados): Administração de atividades para anotação (produção de metadados), limpeza de dados e manutenção de dados de pesquisa (incluindo códigos de software, quando necessários para a interpretação dos dados) para uso inicial ou reutilização posterior.

  3. Formal analysis (Análise Formal): Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar os dados do estudo.

  4. Funding acquisition (Obtenção de financiamento): Obtenção de apoio financeiro para o projeto que deu origem à publicação.

  5. Investigation (Investigação): Condução de pesquisa e processo de investigação, especificamente realização de experimentos ou coleta de dados/evidências.

  6. Metodology (Metodologia): Desenvolvimento ou criação de metodologias, incluindo a elaboração de modelos.

  7. Project administration (Administração do projeto): Responsabilidade pela gestão e coordenação do planejamento e execução da pesquisa.

  8. Resources (Disponibilização de ferramentas): Provisão de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostras laboratoriais, animais, instrumentação, recursos computacionais ou outras ferramentas de análise.

  9. Software (Desenvolvimento, implementação e teste de software): Programação, desenvolvimento de software, criação de programas de computador, implementação de códigos e algoritmos, e teste de componentes de códigos existentes.

  10. Supervision (Supervisão): Responsabilidade pela supervisão e liderança no planejamento e execução das atividades de pesquisa, incluindo orientação externa à equipe principal.

  11. Validation (Validação de dados e experimentos): Verificação, seja como parte da atividade ou separadamente, da replicabilidade/reprodutibilidade dos resultados/experimentos e outros resultados de pesquisa.

  12. Visualization (Design da apresentação de dados): Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente da visualização/apresentação dos dados.

  13. Writing – original draft (Redação do manuscrito original): preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, especificamente da escrita da primeira versão (incluindo traduções substanciais).

  14. Writing – review & editing (Redação - revisão e edição): preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado por membros do grupo de pesquisa original, especialmente revisão crítica, comentários ou revisão, incluindo processos de pré ou pós-publicação.