Necessidades e comportamento informacional: conceituação e modelos

Autores

  • Martha Silvia Martínez-Silveira Silvio Martínez e Brenda Silveira
  • Nanci Elizabeth Oddone

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v36i2.1182

Palavras-chave:

Necessidades Informacionais, Comportamento informacional.

Resumo

A necessidade informacional pode ser entendida como uma experiência subjetiva que ocorre na mente de cada indivíduo em determinada circunstância ou como condição objetiva observável quando uma informação específica contribui para atender ao motivo que a gerou. Comportamento informacional, por em contrapartida, está relacionado à busca, ao uso e ao manejo de informações e fontes para satisfazer aquelas necessidades. Um dos segmentos mais estudados da ciência da informação, os conceitos de necessidade e de comportamento informacional, é o objeto deste trabalho de revisão da literatura, que se detém na busca informacional como principal manifestação do comportamento perante a necessidade. Apresentam-se modelos clássicos de comportamento informacional e ilustra-se com a aplicação do modelo de Wilson em pesquisa recentemente concluída no âmbito nacional.

Palavras-chave: Necessidades informacionais. Comportamento informacional.

Information needs and information behavior: concepts and models

Abstract

An information need can be understood as a subjective experience that takes place in the mind of each individual in certain circumstances or as an objective condition that can be observed when a specific information contributes to answer the need that generated it. Information behavior, on the other hand, is related to the search, use and handling of information sources to satisfy that need. Focusing mainly on the information seeking activity, the present literature review covers the concepts of information needs and information behavior, two of the best studied subjects in Information Science. Classic models are presented and illustrated by describing the application of Wilson’s model in a Brazilian recently finished research.

Keywords: Information needs. Information behavior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Martha Silvia Martínez-Silveira, Silvio Martínez e Brenda Silveira

Mestre em Ciência da Informação. Professora do Curso de Medicina da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), Salvador, Bahia.

Nanci Elizabeth Oddone

Doutora em Ciência da Informação. Coordenadora do Programa de Pós-Gaduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia - PPGCI/UFBA

Downloads

Publicado

18/09/2008

Como citar

Martínez-Silveira, M. S., & Oddone, N. E. (2008). Necessidades e comportamento informacional: conceituação e modelos. Ciência Da Informação, 36(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v36i2.1182

Edição

Seção

Revisão de Literatura

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.