Competência informacional – bases históricas e conceituais: construindo significados

Autores

  • Elizete Vieira Vitorino Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniela Piantola Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v38i3.1236

Palavras-chave:

Competência, Informação, Competência informacional, Profissionais da informação

Resumo

Nos últimos anos, assiste-se ao crescente interesse pelos estudos voltados à competência informacional, o qual se reflete, principalmente, no número de publicações sobre o assunto e extrapola os domínios da biblioteconomia e da ciência da informação. O propósito deste artigo é, portanto, oferecer um panorama internacional, histórico e conceitual das pesquisas sobre a competência informacional, procurando mostrar alguns dos diversos desdobramentos que a reflexão sobre o tema tem apresentado nos últimos anos em países onde seu processo de legitimação já se encontra consolidado, de modo a iluminar possíveis campos de pesquisa e de ação para o profissional bibliotecário. Esta pesquisa aponta que, se os estudos iniciais acerca do tema se dedicavam a conceituá-lo, a discutir sua pertinência e a determinar habilidades e conhecimentos que lhe são inerentes, na última década pode-se perceber a proliferação de pesquisas direcionadas a descrever iniciativas ou a propor modelos em áreas que ultrapassam o campo usual, tais como ciências médicas, direito, política e informática, dentre outros. Os primeiros resultados encontrados nesta etapa da pesquisa encaminham para uma perspectiva educacional e filosófica da competência informacional, o que sugere a necessidade de maior aprofundamento e caracterização da competência informacional sob quatro dimensões: técnica, estética, ética e política, que servem tanto à competência quanto à informação.

Palavras-chave: Competência. Informação. Competência informacional. Profissionais da informação.

Information literacy – historical and conceptual bases: constructing meanings

Abstract

Recent years have witnessed the increasing interest in studies focused on information literacy, which is reflected mainly in the number of publications on the subject and goes beyond the fi elds of Librarianship and Information Science. The purpose of this paper is, therefore, to offer an outlook, historical and conceptual, of international researches on information literacy, trying to show some of the different ramifications which the discussion on the subject has exhibited in past few years in countries where its process of legitimation is already well established, in order to illuminate possible areas of research and action for the librarian professional. This research indicates that if the initial studies on this topic tended to be devoted to conceptualize it,  discussing its relevance and determine the skills and knowledge related to information literacy, in the last decade can be noticed a proliferation of researches aimed at describing initiatives or proposing models in areas beyond the usual fi eld such as Medical Sciences, Law, Politics or  Computers, among others. The fi rst results of this research refer to a philosophical and educational perspective of information literacy, which suggests the need for deeper understanding and characterization of information literacy in four dimensions: technical, aesthetic, ethical and political, serving both to competence as to information.

Keywords: Competence. Information. Information literacy. Information professionals.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora doutora do Departamento de Ciência da Informação da
Universidade Federal de Santa Catarina.
E-mail: elizete@cin.ufsc.br

Daniela Piantola, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em teoria literária e literatura comparada pela Universidade de São Paulo. Graduanda em biblioteconomia, Universidade Federal de Santa Catarina.
E-mail: danipiantola@hotmail.com

Downloads

Publicado

12/05/2010

Como citar

Vitorino, E. V., & Piantola, D. (2010). Competência informacional – bases históricas e conceituais: construindo significados. Ciência Da Informação, 38(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v38i3.1236

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.