Gestão do conhecimento em uma estrutura organizacional em rede

Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez, Manoel Fernando Martins, Jose Carlos Toledo

Resumo


As relações de parceria são cada vez mais comuns entre as organizações, criando estruturas de relações em rede, e uma importante tarefa que emerge nas empresas prestadoras de serviço é a gestão do conhecimento, visando a melhorar seus processos. O objetivo deste artigo é analisar como os aspectos organizacionais, de ordem técnica e social, de uma estrutura organizacional em rede facilitam a gestão do conhecimento a fim de promover atividades de melhoria contínua. A empresa pesquisada, uma prestadora de serviços industriais, implementou uma estrutura de sites full service, responsáveis por atividades de rotina e de melhoria, em tempo integral, nos clientes, além de centros de excelência, que promovem o processo de gestão do conhecimento (GC). Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, baseada em um estudo de caso exploratório. O resultado da pesquisa aponta que o fluxo de conhecimento entre os indivíduos e entre os diversos sites é intensificado devido às interações em rede, aumentando o potencial da organização em promover melhorias.


Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Aprendizagem organizacional. Estrutura organizacional em rede. Organizações em rede. Empresas prestadoras de serviço.



Knowledge management in an organizational strucuture in network


Abstract


Partnership relations are more common among the organizations, creating structures in network and, in this context, the knowledge management is an important activity to the companies of providing services to improve the process of the customers. The purpose of this article is to examine the social and technical aspects of a structure in network to facilitate knowledge management and the continuous improvement activities in a real case. The firm searched implemented a structure constituted by "full service sites” that perform routine and improvement activities in full-time in the customers, as well as "centers of excellence", which assist in the process of knowledge management. To achieve this goal, a qualitative search was conducted in this company, based on exploratory case study. The research indicates that knowledge flow between individuals and also between different sites is enhanced because of the interactions in network, increasing the potential for improvement actions in the organization.


Keywords: Knowledge management. Organizational learning. Organizational structure in network. Organizations in network. Companies of providing service.


Palavras-chave


Gestão do conhecimento; Aprendizagem Organizacional; Estrutura Organizacional em Rede; Organizações em Rede; Empresas Prestadoras de serviço

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