Núcleos de Inovação Tecnológica do Estado do Amazonas e sua produção patentária

Autores

  • Sammy Pereira Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA)
  • Cleiton Souza Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA)
  • Noélia Falcão Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i2/3.1338

Palavras-chave:

patentes, Propriedade Industrial, inovação

Resumo

O Amazonas foi o pioneiro entre os estados do Brasil a possuir legislação própria sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo; portanto esperava-se que tivesse ocorrido aumento expressivo nas pesquisas a fim de apoiar o desenvolvimento econômico e social do estado. O presente estudo tem por objetivo fornecer uma visão sobre a produção patentária dos núcleos de inovação tecnológica (NITs) implantados nas instituições de pesquisa e inovação no Estado do Amazonas. A pesquisa foi realizada através de levantamento de dados sobre os depósitos de patentes de invenção nos últimos 10 anos pelos NITs no estado. Como resultado pode-se perceber o aumento do número de depósitos de patentes efetuados pelos núcleos de inovação tecnológica no estado. Destaca-se com o maior número de patentes depositadas o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Observou-se ainda que a propriedade industrial é pouco conhecida e empregada pelo meio acadêmico no Estado do Amazonas, necessitando de maior uso de sistemas de proteção e apropriação de suas tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Sammy Pereira, Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA)

Doutora em Agronomia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Manaus, AM - Brasil. Bolsista do Núcleo de Informação Biotecnológica do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) - Manaus, AM - Brasil.

Cleiton Souza, Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA)

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Manaus, AM - Brasil. Analista de Inteligência Empresarial do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) - Manaus, AM - Brasil.

Noélia Falcão, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Mestre em Propriedade Intelectual pela Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Tecnologista Pleno do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Coordenação de Tecnologia e Inovação (INPA/COTI) - Manaus, AM - Brasil.

Downloads

Publicado

07/12/2015

Como citar

Pereira, S., Souza, C., & Falcão, N. (2015). Núcleos de Inovação Tecnológica do Estado do Amazonas e sua produção patentária. Ciência Da Informação, 41(2/3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i2/3.1338

Edição

Seção

Artigos