D4SiMem: uma proposta de modelo de digitalização para sistemas memoriais

Autores

  • Francisco de Assis Noberto Galdino de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Manuela Gomes de Azevedo Pinto Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i1.1358

Palavras-chave:

Digitalização, Preservação da Informação, Gestão da Informação, Instituições de Memória, D4SiMem

Resumo

Apresenta considerações acerca da digitalização como processo integrante da preservação da informação, variável indissociável da gestão da informação nas instituições de memória. Propõe um modelo de digitalização para sistemas memoriais (D4SiMem),sustentado pelo planejamento, captura, tratamento e preservação, contribuindo para a normalização dos processos e atividades a serem executados em nível local e cooperativo. Define os conceitos de Sistemas de Informação, Sistemas Tecnológicos de Informação e Sistema Memorial. Assim, ressalta a digitalização como um processo cuja finalidade é converter o documento físico numa unidade informacional em meio digital.Para sua execução, aplicou o método quadripolar para observar o processo de digitalização realizado no acervo memorial do Núcleo Temático da Seca e do Semiárido (NUT Seca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e no Laboratório de Tecnologia da Informação (Liber, Universidade Federal de Pernambuco). Conclui destacando a própria implementação do modelo, fruto do reuso dinâmico da informação pelas Instituições de Memória que, através do trabalho colaborativo,ultrapassará os limites do território nacional, integrando redes memoriais em estruturação a nível internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Francisco de Assis Noberto Galdino de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade do Porto (UP),Porto, Portugal. Professor colaborador da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal, RN – Brasil.

Maria Manuela Gomes de Azevedo Pinto, Universidade do Porto

Doutoranda em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto (FLUP), Portugal. Professora da Universidade do Porto (UP) – Porto, Portugal.

Downloads

Publicado

08/04/2014

Como citar

Araújo, F. de A. N. G. de, & Pinto, M. M. G. de A. (2014). D4SiMem: uma proposta de modelo de digitalização para sistemas memoriais. Ciência Da Informação, 41(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i1.1358