Museu em conexões: Reflexões sobre uma proposta de exposição

Autores

  • Marília Xavier Cury Universidade de São Paulo - USP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i3.1375

Palavras-chave:

Exposição indígena, Museu etnográfico, Museu Índia Vanuíre, Kaingang.

Resumo

A instituição museu vive hoje uma transição entre os modelos tradicional e emergente. A transitoriedade se revela nas novas práticas museais visíveis nos ecomuseus, museus comunitários e outros organizados na estrutura tripartite sociedade / território / patrimônio. Os museus tradicionais buscam rever suas práticas e a promover experimentações, sobretudo no que afeta às relações com o público e às ações comunicacionais. No que se refere à participação indígena nos museus, ela vem se ampliando com o respaldo a Antropologia e da museologia. O artigo trata de uma circunstância museal que compreende uma problemática indígena, posto o lócus onde se encontra o Museu Índia Vanuíre, oeste de São Paulo, outrora território Kaingang. O objetivo é apresentar para discussão um processo expográfico, apontando conexões inerentes à ação nesse museu, com um patrimônio indígena musealizado, num lugar e com a cooperação de uma segmentação social particular: os Kaingang remanescentes em São Paulo. O método baseia-se na interdisciplinaridade e na cooperação / participação e na parceria entre instituições para dar conta da problemática expográfica e museal. O que se propõe é realizar uma descrição para possível teorização de processo museal tão relevante para a práxis dos museus em transição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Marília Xavier Cury, Universidade de São Paulo - USP, Brasil

Doutora em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil Professora e pesquisadora do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo(USP). São Paulo, SP – Brasil.

Downloads

Publicado

10/08/2015

Como citar

Cury, M. X. (2015). Museu em conexões: Reflexões sobre uma proposta de exposição. Ciência Da Informação, 42(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i3.1375

Edição

Seção

Artigos