Introdução à técnica de museus, uma visão crítica

Autores

  • Fátima Regina Nascimento Museu Nacional, UFRJ, Brasil
  • Ivan Coelho de Sá Universidade Federal do Estado do RJ - UNIRIO, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i3.1376

Palavras-chave:

Museologia, Museus, Museografia, Técnica de Museus, Gustavo Barroso, Formação Profissional

Resumo

O artigo apresenta um relato sobre a proposta de reedição crítica e atualização teórica de um clássico da museologia no Brasil - o livro Introdução à Técnica de Museus, de Gustavo Barroso, objeto de pesquisa de pós-doutoramento desenvolvida pela autora no PPG-PMUS. O estudo refere-se à tentativa de compreensão dos volumes que se transformaram em um manual profissional vigente desde sua publicação, em 1946, até pelo menos o início dos anos 70 do século XX, e cuja influência em cadeia é imensurável no desenvolvimento da museologia e dos museus no nosso país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Fátima Regina Nascimento, Museu Nacional, UFRJ, Brasil

Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Pós-Doutorado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Rio de Janeiro, RJ – Brasil.

Ivan Coelho de Sá, Universidade Federal do Estado do RJ - UNIRIO, Brasil

Doutor em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ – Brasil. Pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Rio de Janeiro, RJ – Brasil.

Downloads

Publicado

10/08/2015

Como citar

Nascimento, F. R., & Sá, I. C. de. (2015). Introdução à técnica de museus, uma visão crítica. Ciência Da Informação, 42(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i3.1376

Edição

Seção

Relato de Experiência