Os domínios de poder e a formulação de políticas públicas de informação e comunicação

Autores

  • Jorge Henrique Cabral Fernandes Universidade de Brasília (UNB)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i2.1383

Palavras-chave:

Política de Tecnologia, Domínios de Poder, Mediação da Informação, Inovação, Adequação Sócio-Técnica.

Resumo

Para ser sustentável, o desenvolvimento de políticas de informação e comunicação para a uma sociedade precisa estar alinhado aos interesses de domínios de poder relevantes, como sociedade, mercado, defesa do território, Estado e tecnologia. Tais políticas devem atender aos interesses do Estado, bem como ao interesse primordial da sociedade, em coerência com o mercado e com a defesa do território. Logo, devem ser vistas simultaneamente como políticas sociais, de Estado, de mercado e políticas nacionais. A fim de subsidiar a constituição de políticas orientadas para o social, mantendo o foco em aspectos de mercado e de defesa nacional, são propostos direcionamentos estratégicos para a formulação de políticas cooperativas, com base na adequação Sóciotécnica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Jorge Henrique Cabral Fernandes, Universidade de Brasília (UNB)

Doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Recife, PE - Brasil. Professor da Universidade de Brasília (UNB) - Brasília, DF – Brasil.

Downloads

Publicado

06/08/2015

Como citar

Fernandes, J. H. C. (2015). Os domínios de poder e a formulação de políticas públicas de informação e comunicação. Ciência Da Informação, 42(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i2.1383