Mediação e ação comunicativa: conformando nuvens e formando competências para a mediação nas redes sociais virtualizadas

Autores

  • Elmira Luzia Melo Soares Simeão Universidade de Brasília (UNB)
  • Márcia Marques Universidade de Brasília (UNB)
  • Aurora Cuevas Cerveró Universidad Complutense de Madrid (UCM),

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i2.1407

Palavras-chave:

Mediação, Intermediação, Comunicação extensiva, Redes sociais virtualizadas (RSV), Animaverbivocovisualidade - AV3

Resumo

A questão da mediação em ações de comunicação e de informação nas redes sociais virtualizadas (RSV) é o tema deste artigo, que a partir da análise dos conceitos de mediação – nos campos da comunicação, da ciência da informação e das tecnologias – avalia a rede e o papel de mediador ou do intermediário na ação comunicativa. Relata o cenário de (in)conformações que apresenta diferentes possibilidades de entendimento do fenômeno comunicativo em rede como expressão da sociedade atual, fortemente movimentada pela ação de grupos. Propõe o desenho de um modelo de ação comunicativa, a partir dos estudos de Habermas e com diferentes metodologias. Utiliza-se de técnica indiciária para observação de várias redes, com destaque para a experiência no estudo de caso de uma rede localizada na região de Sobradinho, em Brasília-DF. Discute também a necessidade de formação de competências para a mediação, no sentido de promoção do entendimento das ações de comunicação em rede a partir do fenômeno do AV3.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Elmira Luzia Melo Soares Simeão, Universidade de Brasília (UNB)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Professora da Universidade de Brasília, Brasil.

Márcia Marques, Universidade de Brasília (UNB)

Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF - Brasil. Doutoranda pela Universidade de Brasília, Brasil. Professora Assistente da Universidade de Brasília, Brasil.

Aurora Cuevas Cerveró, Universidad Complutense de Madrid (UCM),

Pós-Doutorado pela Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF - Brasil. Doutora em Documentación pela Universidade Carlos III de Madrid, (UC3M) - Espanha. Professora e pesquisadora no Departamento Biblioteconomía e Documentação da Universidad Complutense de Madrid (UCM), Espanha.

Downloads

Publicado

19/05/2015

Como citar

Simeão, E. L. M. S., Marques, M., & Cerveró, A. C. (2015). Mediação e ação comunicativa: conformando nuvens e formando competências para a mediação nas redes sociais virtualizadas. Ciência Da Informação, 43(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i2.1407