Políticas culturais & ciência da informação: diálogos e desafios

Autores

  • Marco Antônio de Almeida Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i2.1410

Palavras-chave:

Políticas culturais. Mediação. Cultura. Tecnologias de informação e comunicação.

Resumo

O trabalho reflete sobre as políticas culturais e sua relação com a ciência da informação. Usa revisão da literatura e pesquisa empírica e de dados. Discute conceitos como “cultura”, “mediação” e “política cultural”. Examina as experiências de políticas culturais no Brasil, e faz um contraste com as experiências em Madrid (Espanha) e Medellín (Colômbia). A análise valoriza os aspectos emancipatórios das políticas e seu potencial de empoderamento dos indivíduos. Assinala o papel das TICs (tecnologias de informação e comunicação) nesses processos. Conclui que há necessidade de desenvolver o aspecto formativo da mediação tecnológica no campo das políticas culturais para fazer valer o seu papel emancipatório. Finaliza com algumas considerações sobre as possibilidades de investigação nesta área na ciência da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Marco Antônio de Almeida, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Campinas, SP - Brasil. Professor da Universidade de São Paulo (USP) - Ribeirão Preto, SP – Brasil.

Downloads

Publicado

19/05/2015

Como citar

Almeida, M. A. de. (2015). Políticas culturais & ciência da informação: diálogos e desafios. Ciência Da Informação, 43(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i2.1410