Cartografia temática e de colaboração em organização do conhecimento no Brasil (2000-2010)

Nair Yumiko Kobashi, Fernanda Díaz, Solange Santana

Resumo


Apresenta panorama da produção científica brasileira em organização do conhecimento do período 2000 a 2010, com foco nos eixos temáticos mais frequentes e nas redes colaborativas. O corpus foi constituído de artigos publicados em periódicos brasileiros de ciência da informação e de trabalhos de anais de eventos. Os resultados indicam que a produção se concentra nos temas organização da informação, ontologia, organização do conhecimento e representação do conhecimento. No entanto, organização de domínio, cartografia temática, classificação em ciência e tecnologia são temas emergentes. As redes de colaboração são mais intensas entre pesquisadores da mesma instituição. A sistematização aqui exposta pode subsidiar políticas de pesquisa da área e fomentar novas frentes de pesquisa.

Palavras-chave


Organização da informação; Organização do conhecimento; Indicadores temáticos; Redes colaborativas

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Nair Yumiko Kobashi, Fernanda Díaz, Solange Santana

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.