Coordenação de uma rede nacional de informação em ciência e tecnologia: um plano prioritário do Ibict

Autores

  • Afrânio Carvalho Aguiar

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v9i1%20e%202.145

Resumo

Vantagens da operacionalização da rede nacional de informação científica e tecnológica (ICT/ do ponto de vista técnico, econômico e político. Princípios fundamentais em que deverá ser balizado o planejamento da rede. Série de ações que o lBICT desencadeará, objetivando o planejamento, implantação e coordenação da rede nacional de ICT. Levando-se em conta a relevância da informação para o desenvolvimento das atividades científicas e tecnológicas, a importância dessas atividades para o desenvolvimento econômico s social, as vantagens decorrentes da operacionalização de uma rede nacional de ICT, o reconhecimento das limitações da estrutura nacional de ICT e a missão do CNPq e do IBICT, fica patente a necessidade de o IBICT considerar a coordenação de uma rede nacional de ICT como um plano de ação prioritário. Os objetivos primordiais de uma rede de informação em Ciência e Tecnologia são os de ampliar as possibilidades de satisfação das necessidades dos usuários, através da promoção de intercâmbio entre os sistemas de informação, centros de informação/documentação e bibliotecas especializadas, propiciando o mútuo benefício das entidades participantes. A constituição da rede, sob uma coordenação centralizada que terá atividades mistas de política, pesquisa, gerência e prestação de serviços em caráter supletivo, favorecerá a exploração máxima dos recursos de informação disponíveis. É a partir do conhecimento das limitações e carências, tanto do complexo brasileiro de Ciência e Tecnologia quanto da estrutura nacional de ICT, que se devem estabelecer os programas de ação imediatos, quo, por premissa, têm de ser realistas e viáveis.

Abstract

Coordination of a national science and technology information network — a priority plan for IBICT Advantages of a national scientific and technological information network from the technical, economic and political points-of-view. Basic principles for its planning and main steps which will be followed by IBICT to establish and coordinate this national network. Considering the importance of information for the development of scientific and technological activities, the advantages of a national information network, the acknowledgement of the limitations of the national scientific and technological structure and the mission of CNPq and IBICT, it is obvious that IBICT should regard the coordination of a national scientific and technological information network as its priority. The main goals of this network will be to fulfill the information needs of its users through the cooperation among information systems, centers and special libraries. The establishment of a network, under a central coordinating organization (for politics, research, management and some services), will maximize the use of the available information resources. Realistic programs have to be established based on the knowledge of the existing limitations and needs of science and technology in Brazil and of the national scientific and technological information structure. (J.M.K.)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como citar

Aguiar, A. C. (1980). Coordenação de uma rede nacional de informação em ciência e tecnologia: um plano prioritário do Ibict. Ciência Da Informação, 9(1 e 2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v9i1 e 2.145

Edição

Seção

Artigos