Tecnologias da informação e desenvolvimento rural sustentável

Autores

  • Jose Carlos Miranda Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v44i3.1792

Palavras-chave:

Family farming, sustainability, contemporary technologies, public policies, new ruralities

Resumo

Este artigo propõe uma investigação teórica das possibilidades de fomentar um desenvolvimento rural sustentável através do fortalecimento de meios, instrumentos e estratégias de comunicação e a inserção dessa cultura de comunicaçãonos processos estabelecidos entre instituições promotoras de políticas públicas rurais e agricultores familiares. O texto ainda discute possibilidade estratégica de inserção de tecnologias da informação, com destaque para a telefonia móvel, para revigorar processos de coordenação social no território rural, visando revitalizar a participação comunitária nos processos de desenvolvimento sustentável no campo. Trata-se de uma investigação que elege como objetos uma realidade empírica e uma temática específica para produzir conhecimento novo sobre o fenômeno em tela e contribuir com o debate teórico-acadêmico. Concluimos que o desenvolvimento rural sustentável deve estar atrelado à gestão social: sinônimo de gestão participativa, cujos atores, envolvidos em uma rede, discutem dialogicamente seus projetos e definem seus objetivos comuns, conduzindo à convicções e soluções de problemas. A materialização dessa consciência se dá pelo aporte da comunicação, tendo como ferramentas as tecnologias da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Jose Carlos Miranda, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Ciência, Tecnologia e Inovação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Especialista em Sociedade Espaço e Meio Ambiente pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão - IBPEX. Graduado em Comunicação Social - habilitação em jornalismo pela Universidade do Estado do Tocantins - UNITINS. Tem experiência internacional como consultor e avaliador externo de ações na área de planejamento urbano e regional, com ênfase em Planejamento e Gestão Ambiental, programas e projetos governamentais (turismo, recuperação ambiental, análise estratégica ambiental e extensionismo rural) e na área de educação como professor de cursos técnicos, graduação e pós-graduação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação rural, jornalismo ambiental, turismo, tecnologias da informação e comunicação e extensão rural.

Downloads

Publicado

26/06/2017

Como citar

Miranda, J. C. (2017). Tecnologias da informação e desenvolvimento rural sustentável. Ciência Da Informação, 44(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v44i3.1792

Edição

Seção

Artigos