A filosofia de Dewey e o letramento informacional: pensamento reflexivo e crescimento na conquista do ‘aprender a aprender’

Autores

  • José Claudio Morelli Matos UDESC
  • Khaterin Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i1.1880

Palavras-chave:

John Dewey, Letramento Informacional, Pensamento Reflexivo

Resumo

Examina a influência da teoria do crescimento de John Dewey nas discussões sobre letramento informacional, partindo da possibilidade de estudar o letramento informacional como problema filosófico. Para atingir os objetivos, procura caracterizar o letramento informacional, referindo-se a estudos acerca do tema, em especial os de Kelley Gasque e Marcus Vinícius da Cunha. No pensamento de Dewey, as referências são os livros Democracia e Educação (1916) e Como Pensamos (1933). Na medida em que boa parte dos estudos sobre letramento informacional destacam o ‘aprendizado ao longo da vida’ (lifelonglearning) e o ‘aprender a aprender’ (learn to learn), é preciso que se examinem os fundamentos e o significado preciso dessas expressões. Pode ser observado que, além do que Gasque e Cunha reconhecem, não apenas a teoria do pensamento reflexivo, de Dewey, é importante para o letramento informacional, como também, e principalmente, sua teoria sobre o crescimento. Conclui-se que há uma ligação entre a teoria do crescimento como ‘aprender a aprender’, a adaptação entre indivíduo e meio e os fundamentos conceituais expressos nos estudos sobre o que se tem denominado letramento informacional.

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Biografia do autor

José Claudio Morelli Matos, UDESC

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) – SP. Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Florianópolis, SC - Brasil.

Khaterin Ferreira

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Florianópolis, SC - Brasil.

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Publicado

08/12/2017

Como citar

Matos, J. C. M., & Ferreira, K. (2017). A filosofia de Dewey e o letramento informacional: pensamento reflexivo e crescimento na conquista do ‘aprender a aprender’. Ciência Da Informação, 45(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i1.1880

Edição

Seção

Artigos