Revisão sistemática sobre uso de ontologia ara análise de sentimento em conteúdo da Web

Paulo Oliveira Lima

Resumo


É crescente o número de trabalhos que procuram extrair informação e conhecimento a partir de dados não estruturados como textos publicados na web em blogs, microblogs, redes sociais e fontes de notícias. Em muitos casos, a avaliação deste tipo de dado não estruturado depende do contexto ou domínio específico de uma aplicação. Assim o uso de ontologia surge como uma ferramenta para dar suporte à classificação de dados e inferência de informação a partir de dados não estruturados como. Os avanços trazem sistemas baseados em ontologias (ontology driven). Com o objetivo de verificar os avanços nesta área, o presente trabalho apresenta uma revisão sistemática sobre os temas análise de sentimento e ontologia.  O objetivo específico é responder a questão: Qual é a contribuição do uso de Ontologia para Análise de Sentimento em dados não estruturados da Web?

Palavras-chave


Análise de Sentimento; Ontologia; Web

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Paulo Oliveira Lima

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.