Estudo bibliométrico para construção científica de modelo de inovação tecnológica em redes de empresas

Autores

  • Ana Carolina Braga UTFPR
  • Pedro Paulo de Andrade Jr. UTFPR
  • Luis Maurício Martins de Resende UTFPR
  • Joseane Pontes UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i1.1942

Palavras-chave:

Inovação, Redes de Empresas, Estudo Bibliométrico

Resumo

Esse artigo analisou a produção científica ocorrida nos últimos dez anos, concernente a modelos de inovação tecnológica, a fim de construir um novo modelo em redes de empresas. Para tanto, desenvolveu-se um portfólio bibliográfico de trabalhos científicos com os termos Inovação, Redes de Empresas e Modelo de Inovação, ressaltando, por meio de estudo bibliométrico, quantos e quais eram os artigos que envolveram esses termos no período de 2003 a 2013. Foi utilizado o método PROKNOW-C, no qual se buscou identificar a quantidade de artigos com os termos inovação, APL, rede de empresas, arranjo produtivo local, aglomerado, cluster, modelo de inovação e metodologia de inovação; e em seguida, construiu-se uma análise bibliométrica desses artigos. Em geral, no que se refere aos resultados, ao analisar a média de frequência de artigos com os termos relacionados, foram totalizados 52 artigos científicos específicos para a linha de pesquisa. Como conclusão, verificou-se que a sistematização através do método de pesquisa simplificou e organizou as tarefas da pesquisa, gerando, como resultado, a ampliação do conhecimento do pesquisador sobre o tema desejado, assim como meios de justificativa das referências utilizadas na pesquisa, permitindo elementos para construção de um modelo de inovação tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Ana Carolina Braga, UTFPR

Doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, (UTFPR), Brasil. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Brasil. - Ponta Grossa, PR – Brasil.

Pedro Paulo de Andrade Jr., UTFPR

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Joinville, SC – Brasil.

Luis Maurício Martins de Resende, UTFPR

Pós-Doutorado pela Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), França. Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), SC – Brasil. Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Ponta Grossa, PR – Brasil.

Joseane Pontes, UTFPR

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Ponta Grossa, PR – Brasil.

Downloads

Publicado

08/12/2017

Como citar

Braga, A. C., Andrade Jr., P. P. de, Resende, L. M. M. de, & Pontes, J. (2017). Estudo bibliométrico para construção científica de modelo de inovação tecnológica em redes de empresas. Ciência Da Informação, 45(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i1.1942

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)