Avaliação de sistemas de informação: um mapeamento sistemático da produção científica dos últimos dezoito anos

Degson Ferreira, Tara Keshar Nanda Baidya

Resumo


O objetivo deste trabalho foi identificar e discutir o perfil da produção científica e a evolução do tema avaliação de SI nos artigos publicados nas principais revistas nacionais e internacionais das áreas de Administração, Ciências Contábeis e Turismo com Qualis entre A1 e B5 entre os anos de 1996 e 2013, bem como delinear e caracterizar os principais temas e abordagens metodológicas que predominam nessa produção. Para tanto, realizou-se um estudo de caráter bibliométrico com 82 artigos para analisar a produção científica deste tema, utilizando-se de abordagem quantitativa. Os resultados mostram que as pesquisas exploratórias, qualitativas e estudos de caso são predominantes nos artigos e aqueles com dois ou três autores ocorrem com maior freqüência; que os dois autores mais prolíficos têm 5 e 4 publicações cada um; e que a área apresentou uma evolução de 2011 a 2013 em relação ao número de artigos publicados e se caracteriza por estar baseada em temas não padronizados e diversos como avaliação da usabilidade do sistema, da acessibilidade, da satisfação do usuário, da qualidade da informação, dos impactos e/ou influências dos SI’s, dos benefícios e barreiras ao uso de SI e da segurança em SI.

Palavras-chave


Produção Científica; Sistemas de Informação, Avaliação de Sistemas de Informação, Análise Bibliométrica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Degson Ferreira, Tara Keshar Nanda Baidya

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.