Avaliação de sistemas de informação: um mapeamento sistemático da produção científica dos últimos dezoito anos

Autores

  • Degson Ferreira Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Tara Keshar Nanda Baidya Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO).

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v44i3.1946

Palavras-chave:

Produção Científica, Sistemas de Informação, Avaliação de Sistemas de Informação, Análise Bibliométrica.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar e discutir o perfil da produção científica e a evolução do tema avaliação de SI nos artigos publicados nas principais revistas nacionais e internacionais das áreas de Administração, Ciências Contábeis e Turismo com Qualis entre A1 e B5 entre os anos de 1996 e 2013, bem como delinear e caracterizar os principais temas e abordagens metodológicas que predominam nessa produção. Para tanto, realizou-se um estudo de caráter bibliométrico com 82 artigos para analisar a produção científica deste tema, utilizando-se de abordagem quantitativa. Os resultados mostram que as pesquisas exploratórias, qualitativas e estudos de caso são predominantes nos artigos e aqueles com dois ou três autores ocorrem com maior freqüência; que os dois autores mais prolíficos têm 5 e 4 publicações cada um; e que a área apresentou uma evolução de 2011 a 2013 em relação ao número de artigos publicados e se caracteriza por estar baseada em temas não padronizados e diversos como avaliação da usabilidade do sistema, da acessibilidade, da satisfação do usuário, da qualidade da informação, dos impactos e/ou influências dos SI’s, dos benefícios e barreiras ao uso de SI e da segurança em SI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Degson Ferreira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor Assistente II do Colegiado do Curso de Logística da Universidade Federal do Tocantins (UFT); Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO).

Tara Keshar Nanda Baidya, Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO).

Doutor em Administração de Empresas pela University of California, Berkeley, Estados Unidos (1982); Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO).

Downloads

Publicado

26/06/2017

Como citar

Ferreira, D., & Baidya, T. K. N. (2017). Avaliação de sistemas de informação: um mapeamento sistemático da produção científica dos últimos dezoito anos. Ciência Da Informação, 44(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v44i3.1946

Edição

Seção

Revisão de Literatura