Inteligência territorial para o desenvolvimento agropecuário de Roraima

Gustavo Spadotti Amaral Castro, Lucíola Alves Magalhães, Marcelo Fernando Fonseca, Alfredo Kingo Oyama Homma, Evaristo Eduardo de Miranda

Resumo


O estado de Roraima tem boa parte do seu território no Hemisfério Norte e é o mais setentrional dos estados brasileiros. A agropecuária participa com apenas 4,3% no PIB do estado, que apresenta alta concentração populacional na capital e enorme intervenção do governo federal, que atribuiu para Unidades de Conservação e Terras Indígenas 67% de seu território. O estado enfrenta dificuldades em seu desenvolvimento agrícola e socioeconômico. Conhecer seu território e suas particularidades é essencial para subsidiar a elaboração de projetos e ações público/privadas voltadas para o desenvolvimento da agropecuária e dos agricultores do estado. O objetivo deste trabalho é aprofundar a discussão sobre o contexto territorial do uso, ocupação e atribuição das terras do estado de Roraima. O método aplicado para subsidiar essa discussão utiliza como base o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica (SITE), que permite uma visão integrada e multifatorial do território. Com isso foi possível avaliar os quadros natural, agrário, agrícola, socioeconômico e de infraestrutura do estado, bem como suas interações. Até o momento, as análises do SITE Roraima permitiram a identificação de propostas, programas e atuações pontuais e estratégicas para aumento da competitividade agropecuária do estado.

Palavras-chave


Sustentabilidade; Políticas públicas; Transferência de tecnologia

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Gustavo Spadotti Amaral Castro, Lucíola Alves Magalhães, Marcelo Fernando Fonseca, Alfredo Kingo Oyama Homma, Evaristo Eduardo de Miranda

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.