Estudo do ecossistema de Big Data para conciliação das demandas de acesso, por meio da representação e organização da informação

Rogério Henrique de Araújo Júnior, Renato Tarciso Barbosa de Sousa

Resumo


Trata do ecossistema de Big Data como subsídio no processo de tomada de decisão. Demonstra que todas as etapas do ciclo documentário integram o Big Data, em especial a dedicada à organização da informação, que concilia as demandas de acesso por meio da representação da informação. Apresenta a aplicação do estudo no ambiente da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho (MTB), com o uso de técnicas e métodos como o diagnóstico organizacional, o Business Intelligence (BI) e o Grupo Cooperativo de Trabalho. A conclusão do estudo aponta formas de melhoria da gestão dos processos no âmbito da administração pública brasileira.

Palavras-chave


Ecossistema de big data; Organização da informação e do conhecimento; Representação da informação; Gestão da informação; Sistemas de informação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Rogério Henrique de Araújo Júnior, Renato Tarciso Barbosa de Sousa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.