Sistemas de informação: a evolução dos enfoques

Autores

  • Marcos Dantas

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v21i3.431

Palavras-chave:

Teoria de sistemas, Entropia, Sistemas de informação.

Resumo

Este artigo discute a teoria de sistemas com base nos estudos de alguns de seus principais formuladores e mostra que o sistema pode ser visto como um agente de mudança do meio circundante. Sugere uma postura de análise e ação mais abrangente que considere os efeitos positivos dessa intervenção desequilibradora sobre o meio, possibilitando compreender como a Ciência da informação, pela prática que orienta, promove essa intervenção.

Palavras-chave
Teoria de sistemas, Entropia: Sistemas de informação.

Information systems: the evolution of the approaches

Abstract

This article discusses the systems theory, based on studies of some main formulators and shows how one system can be seen as an agent of change. It suggests a more comprehensive altitude in the analysis and action, pointing out the positive effects of the unbalanced of this intervention on the environment. Also it attempts to understand how the Information Science, through the practice that it guides, promotes this intervention.

Keywords
Systems theory; Entropy; Information systems.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Marcos Dantas

Mestrando em Ciência da Informação na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Formado em Comunicação Social, exerce atividades de assessoria e consultoria, para instituições
ou empresas públicas ou privadas, no
campo da Comunicação Científica e Tecnológica. Autor do livro O crime de Prometeu: como o Brasil obteve a tecnologia de informática, publicado pela Abicomp (1989), e da monografia O Brasil na encruzilhada: a Política Nacional de Informática como um caminho para a Sociedade da Informação, premiado e  publicado pela revista Dados e Idéias (setembro de 1986).

Downloads

Como citar

Dantas, M. (1992). Sistemas de informação: a evolução dos enfoques. Ciência Da Informação, 21(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v21i3.431

Edição

Seção

Artigos