Otimização dos processos de indexação dos documentos e de recuperação da informação mediante o uso de instrumentos de controle terminológico

Jaime Robredo

Resumo


Em qualquer área do conhecimento, os termos portadores de significado podem ser utilizados como descritores para representar o conteúdo dos documentos escritos, nos processos de indexação e organização da informação, assim como para formular as perguntas no processo de recuperação da informação. Quando ordenados em função de sua freqüência de uso, os descri tores apresentam uma distribuição que obedece à lei de Bradford-Zipf. A aplicação das facilidades do processamento eletrônico de dados ajuda grandemente a estabelecer, para áreas específicas do conhecimento, instrumentos de controle terminológico, que permitem otimizar os processos de indexação e recuperação dos documentos, utilizando os termos e as associações entre estes que se destacam por sua riqueza de significado, para representar conceitos determinados. Foram estudados dois universos de termos significativos correspondentes a duas áreas diferentes do conhecimento (agricultura e política científica e tecnológica), resultantes da análise do conteúdo de conjuntos suficientemente grandes de documentos, indexados segundo princípios não subjetivos: indexação automática no primeiro caso e indexação automática simulada no segundo. Desse estudo resultam, para cada caso, listas de descritores estabelecidas a partir de suas respectivas freqüências de aparecimento e da aplicação de determinados conceitos de sinonímia e quase-sinonímia, que devem contribuir para otimizar os processos de indexação e recuperação da informação, tanto em sistemas manuais como automatizados. As conclusões estabelecidas no que diz respeito à otimização de indexação parecem confirmadas a partir dos conceitos da teoria da informação.

 

http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/175


Palavras-chave


Indexação; Controle terminológico; Recuperação da informação

Texto completo:

PDF (Resumo)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Jaime Robredo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.