Debater a visão europeia sobre competências de Informação Documentação: perspetivas, estratégias e posicionamentos

Paula Alexandra Ochôa de Carvalho Telo, Maria Leonor Borralho Gaspar Pinto

Resumo


O debate internacional em torno das novas competências de Informação Documentação é uma necessidade da profissão com reflexos nas práticas profissionais, papéis e empregos, a par dos modelos de fomação no Ensino Superior. Assiste-se a uma fase intensa de reconfiguração da profissão, com vários intervenientes a participar. Nesse âmbito, a ação das políticas e estratégias europeias tem sido pouco relacionada com as propostas resultantes dos países, em parte devido à dispersão de modelos de ensino existente nas universidades europeias. Assim, para compreender o seu papel neste debate, é necessário torná-lo evidente. Tendo como objetivo partilhar uma reflexão de carácter exploratório, foram identificadas e sistematizadas, através da revisão da literatura, as principais perspetivas, estratégias e posicionamentos europeus face ao tema. Destacam-se os posicionamentos das associações europeias, com especial destaque para o quadro de competências proposto pela Task Force on Librarians’ Competencies in Support of e-Research and Scholarly Communication. Conclui-se que o ritmo de reconfiguração profissional beneficia das atuais políticas púlicas europeias para a Ciência Aberta e para as Competências Digitais, ao criar novas oportunidades de perfis profissionais, ao aceler as necessidades do mercado de trabalho e ao criar a necessidade de consolidar uma visão para a Ciência da Informação no Ensino Superior.

Palavras-chave


Reconfiguração Profissional; Profissional de Informação Documentação; Gestão de competências; União Europeia

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