Online.ipb.pt e o circuito de dissertações de mestrado: boas práticas

Clarisse Pais

Resumo


Desde 2013 é obrigatório fazer o registo das dissertações de mestrado na plataforma Renates e de depositar as mesmas num repositório. No Instituto Politécnico de Bragança (IPB), foi desenvolvida uma plataforma que apoia a gestão das atividades académicas. Esta plataforma é utilizada para o registo no Renates e para o depósito das Dissertações de Mestrado. No módulo Pautas estão implementados outros módulos como o Lançamento de Notas, Gestão de submissões e Dissertações.

Os Serviços de Documentação e Bibliotecas do IPB (SDIBPB), são o serviço incumbido de registar as dissertações na plataforma Renates e de as depositar no repositório.

Desde o ano letivo 2015/2016, o IPB regulamentou que todas as dissertações defendidas deixariam de ser impressas e passariam a ser digitais e, portanto, seriam depositadas na plataforma online.ipb.pt. Neste momento estão depositadas 606 dissertações de mestrado.

Os SDBIPB acedem a esta plataforma e às dissertações defendidas. Faz-se o download do PDF, abre-se e preenchem-se alguns campos (título, palavras-chave e os Orientadores). Esse preenchimento permite exportar um ficheiro em Excel para ser depositado na plataforma Renates e assim fazer-se o registo obrigatório das dissertações de mestrado.


Palavras-chave


Dissertações de mestrado. Online.ipb.pt;Biblioteca Digital do IPB;Plataforma Renates;Acesso aberto

Texto completo:

PDF

Referências


INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA. Normas Regulamentares dos Mestrados do Instituto Politécnico de Bragança. Instituto Politécnico de Bragança, 2018. Disponivel em: . Acesso em: 09 set. 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA. Decreto-Lei n.º 115/2013. Diário da República, 2013. Disponivel em: . Acesso em: 09 set. 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA. Portaria n.º 285/2015. Diário da República, 2015. Disponivel em: . Acesso em: 09 set. 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Decreto-Lei n.º 362/86. Diário da República, 1986. Disponivel em: . Acesso em: 09 set. 2019.

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Resolução do Conselho de Ministros n.º 51/2017. Diário da República, 2017. Disponivel em: . Acesso em: 09 set. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Clarisse Pais

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.