Almamater: a herança cultural da Universidade de Coimbra em Acesso Aberto

Ana Luísa Silva, Mário Bernardes, Bruno Neves, Ana Eva Miguéis

Resumo


A Universidade de Coimbra (UC), fundada em 1290, detém um importante património cultural que integra a UNESCO World Heritage (2013). Nos últimos dez anos, foi digitalizada uma parte significativa deste património que posteriormente foi agregado em diversas bibliotecas digitais. A UCDigitalis (2012)  foi o primeiro projeto global para disseminação de conteúdos digitais oferecendo uma interface comum para todas as bibliotecas digitais, das quais se destaca a Almamater que reúne um valioso património de livro antigo, manuscritos, mapas e gravuras. Com o objetivo de atualizar tecnologicamente a plataforma e permitir o acesso aos conteúdos digitais a um público mais alargado, a UC iniciou um novo projeto focado na qualidade da interface de utilizador, na independência em relação aos dispositivos, na interoperabilidade com outros sistemas aplicacionais e na flexibilidade de agregação e apresentação do seu património digital. Esta apresentação tem por objetivo partilhar a experiência obtida durante a implementação do projeto, descrevendo os aspectos mais críticos, designadamente as funcionalidades da interface de utilizador, a integração de APIs IIIF (International Image Interoperability Framework) de imagem e apresentação, migração de dados e tarefas de curadoria. Serão ainda apresentadas as perspectivas de evolução futura do projeto.

Palavras-chave


Ciência Aberta; Bibliotecas digitais;

Texto completo:

PDF

Referências


BOLLINI, A., et al. Extending DSpace to fulfil the requirements of digital libraries for cultural heritage management. IRCDL 2017 Conference. Modena: IRCDL, 2017. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/313528518_Extending_DSpace_to_fulfil_the _requirements_of_Digital_Libraries_for_Cultural_Heritage_Management>.

MIGUÉIS, A. et al. Sistemas abertos aplicados à gestão da informação científica: o desenvolvimento da UC Digitalis. Cadernos BAD, Lisboa, n. 2, p. 183-188, 2014. Disponível em: .

SCIENCE. DSpace-CRIS: what is it? Milan: 4Science, 2014. Disponível em: https://www.4science.it/en/dspace-cris>.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Ana Eva Miguéis

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.