A Finep e a integração regional no Mercosul

Autores

  • Heitor Coutinho
  • Maria Angélica Chaves Savelli

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v22i1.519

Palavras-chave:

Mercosul. Cooperação tecnológica/Mercosul, Política científica e tecnológica, Linha de financiamento/Finep.

Resumo

O artigo relata os instrumentos operacionais da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para o fomento de atividades do setor de ciência e tecnologia. Descreve a nova linha de financiamento da Finep de cooperação do Brasil com os outros países-membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Apresenta as características principais e ressalta a importância da parceria em projetos a serem desenvolvidos pelos estados-membros, estimulando a cooperação e o intercâmbio científico e tecnológico.

Palavras-chave

Mercosul. Cooperação tecnológica/Mercosul: Política científica e tecnológica: Linha de financiamento/Finep.

Finep and the regional integration in the Mercosul

Abstract

The paper relates the operational tools of the Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), for the fomentation of activities of the science and technology sector. It describes the new financial system of Finep for the co-operation among Brazil and others components countries of the Common Market of the South (Mercosul). It presents the main characteristics and points out the relevance of the partnership in projects to be developed by the member countries, in order to stimulate the scientific and technological co-operation and interchange.

Keywords

Mercosul. Technological co-operation/Mercosul.Scientific and technological policy/Finep/Brazil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Heitor Coutinho

Mestre em Administração Pública pela Universidade de Brasília (UnB). Ex-aluno da Escola Nacional de Administração da França (ENA). Assessor do Gabinete da Presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Maria Angélica Chaves Savelli

Bacharel em Biblioteconomia pela Unirio, pósgraduada pela UFRJ/ECO, com titulo de Especialista em Documentação Científica. Assessora do Gabinete da Presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Downloads

Como citar

Coutinho, H., & Savelli, M. A. C. (1993). A Finep e a integração regional no Mercosul. Ciência Da Informação, 22(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v22i1.519

Edição

Seção

Relato de Experiência