Fusão de dados para análise de imagens registradas por satélites: proposta de modelo de metadados

Autores

Resumo

Diversas tecnologias surgiram nas últimas décadas, que propiciaram um crescimento considerável no volume e na complexidade dos repositórios digitais de imagem. Diante desse desenvolvimento, também se faz necessária a criação de novas estratégias de tratamento da informação, sobretudo aquelas ligadas à organização e recuperação. Historicamente, o uso de metadados é uma técnica utilizada para identificação de arquivos de imagem. Nesse sentido, a fusão de dados pode ser utilizada como um método para conectar parâmetros em conjuntos de dados heterogêneos para indexação em repositórios de imagem com vistas a estabelecer conexões. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é demonstrar as potencialidades da fusão de dados para a organização de imagens registradas por diferentes satélites, especificamente, desenvolver um modelo de metadados para a representação da informação na fusão de dados por sistemas de IA. Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica exploratória, utilizada para demonstrar as potencialidades da fusão de dados a partir de imagens registradas por diferentes satélites, oriundas de dois sistemas de monitoramento da NASA ˗ National Snow & Ice Data Center e o GES DISC Data Archive ˗, com posterior desenvolvimento de proposta de modelo de metadados para auxiliar a fusão de dados através da observação de parâmetros comuns e da exploração da estrutura dos metadados. Ao concluir este trabalho, pôde-se comprovar que a fusão de dados de imagem se destaca como uma estratégia eficiente de representação e recuperação da informação e colabora com a ampliação da compreensão das alterações climáticas no planeta.

Biografias dos autores

Isaque Katahira, Unesp

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - Palmital, SP -  Brasil. Mestre em Bioinformática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Brasil. Professor da Faculdade de Tecnologia (FATEC) - Pompeia, SP - Brasil.

Danilo Camargo Dias

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - Marília, SP - Brasil. Especialização em Formação Pedagógica (Licenciatura) pela
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) - Brasil. Especialização em Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB) - Brasil. Professor da Escola Técnica Estadual (ETEC) - Itapeva, SP - Brasil.

Danilo Dolci

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho  (Unesp) - Marília, SP - Brasil. Especialização em Pós-graduação em Redes de Computadores pela Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO) - Brasil. Especialização em Ciências da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) – PR - Brasil. Professor e coordenador do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia de Garça (FATEC) – Garça, SP - Brasil.

Mariângela Spotti Lopes Fujita

Livre-docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Brasil. Pós-Doutorado pela Universidad de Murcia (UM) - Espanha. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo, SP - Brasil. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação  da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - Marília, SP - Brasil.

Leonardo Castro Botega

Pós-Doutorado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP) - Brasil. Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – SP - Brasil. Professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Brasil.

Isidoro Gil Leiva

Doutor em Técnicas y Métodos Actuales en Información pela Universidad de Murcia (UM) - Espanha. Professor da Universidad de Murcia (UM) - Campus de Espinardo - Murcia - Espanha.

Downloads

Publicado

25/05/2021

Como citar

Katahira, I., Camargo Dias, D., Dolci, D. ., Spotti Lopes Fujita, M., Castro Botega, L. ., & Gil Leiva, I. . (2021). Fusão de dados para análise de imagens registradas por satélites: proposta de modelo de metadados. Ciência Da Informação, 49(3). Recuperado de http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/5509