Alguns componentes lingüísticos no ensino da terminologia

Autores

  • Jean-Claude Boulanger Université Laval, Québec.

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v24i3.570

Palavras-chave:

Termilogia, Lingüística, Capacitação de profissionais em terminologia

Resumo

A formação de terminólogos exige orientações lingüísticas bem definidas. Na América do Norte, os primeiros cursos estruturados de terminologia foram realizados em 1972, em uma universidade francófona do Québec. Atualmente, porém, numerosos países põem em prática um ensino coerente e completo da terminologia. Qualquer que seja o programa universitário, a primeira etapa a transpor no processo de formação de terminólogos deve ser a aquisição de conhecimentos lingüísticos mínimos, orientados em direção ao signo. Trabalhar em terminologia pressupõe ter conhecimentos de léxico, de semântica, de morfologia, de lexicografia. Uma obra lexicográfica ou terminográfica permite, portanto, que se mensurem o progresso e os conhecimentos lingüísticos adquiridos pelos estudantes.

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Biografia do autor

Jean-Claude Boulanger, Université Laval, Québec.

Professor Titular do Départmanet de Langues et Linguistique, Université Laval, Québec.

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Como citar

Boulanger, J.-C. (1995). Alguns componentes lingüísticos no ensino da terminologia. Ciência Da Informação, 24(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v24i3.570

Edição

Seção

Artigos