Contribuição ao estudo de aspectos da tipologia de obras lexicográficas

Autores

  • Maria Aparecida Barbosa Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v24i3.572

Palavras-chave:

Dicionário de língua, Vocabulário técnico/científico/especializado, Glossário, Tipologia

Resumo

Examina-se, neste trabalho, de um lado, certas questões referentes à caracterização de tipos de dicionários e, de outro, as relações de dependência que se estabelecem entre cada tipo de obra lexicográfica e a organização de sua macroestrutura, microestrutura e sistema de remissivas. Descrevem-se, assim, tais componentes nos dicionários de língua, nos vocabulários técnico-científicos/especializados e nos glossários. Para tanto, utilizam-se determinados modelos e critérios propostos por Ch. Muller, B. Pottier, E. Coseriu, J. Rey-Debove, A.J. Greimas, A. Camlong e C.T. Pais, levando em conta, entre outros elementos, os níveis de atualização e de abstração da linguagem verbal (sistema, normas, falar), os patamares dos percursos gerativos de enunciação de codificação e de decodificação; são estudados os conjuntos de unidades lexicais do sistema (universo léxico), normas (conjuntos vocabulares), do falar concreto (conjuntos palavras-ocorrência) e também as unidades-padrão desses conjuntos: o lexema, unidade-padrão do universo léxico; o vocábulo, unidade-padrão dos vocabulários técnico-científicos; a palavra, unidade-padrão dos glossários. Traça o perfil semântico-sintático dessas diferentes unidades, considerando as variações diacrônicas, diatópicas, diastráticas e diafásicas. Enfim, propõe-se um modelo de macroestrutura, microestrutura e sistema de remissivas para cada tipo de obra lexicográfica examinado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Maria Aparecida Barbosa, Universidade de São Paulo.

Professora associada do Departamento de Lingüística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Downloads

Como citar

Barbosa, M. A. (1995). Contribuição ao estudo de aspectos da tipologia de obras lexicográficas. Ciência Da Informação, 24(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v24i3.572

Edição

Seção

Artigos